André Trigueiro apresenta novo livro no Fica 2017

Jordânia Bispo

O jornalista e ambientalista André Trigueiro retornou ao Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental mais uma vez para apresentar seu novo trabalho. O livro Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável, lançado pela primeira vez no estado de Goiás na noite deste sábado, 24 de junho, aproveita a bagagem dos dez anos do programa Cidades e Soluções, da GloboNews, para estimular o debate sobre formas viáveis de viver no meio urbano de modo sustentável.

O livro apresenta iniciativas que deram certo em diferentes países do mundo, traz “ecodicas” para que o leitor interessado possa mudar alguns hábitos do seu dia a dia e ainda entrevistas com especialistas importantes dentro da discussão socioambiental. Entre os entrevistados estão Noam Chomsky, Al Gore, Jeffrey Sachs, Vandana Shiva, Muhammad Yunus e Achim Steiner.

Segundo o jornalista, a proposta inicial do livro era utilizar os mais de 400 episódios do Cidades e Soluções, que já recebeu 24 prêmios, como ponto de partida para a produção de um novo material. “Nós não fizemos um livro preguiçoso copiando o roteiro do programa”, frisou. “Pegamos as pautas de algumas edições, checamos para ver como está o projeto hoje e avaliamos sobre como conseguiríamos avançar desdobrando novas questões que o programa ainda não tinha debatido”, explicou o ambientalista.

Durante a apresentação do livro, André também destacou a relação que construiu com o Festival ao longo dos anos e falou sobre a satisfação de trazer o novo trabalho para o evento. O ambientalista já participou de mais de cinco edições do Fica, principalmente na condição de jurado da Mostra Competitiva. “Estou entre os meus. Aqui estou em casa”, comentou Trigueiro, lembrando que a publicação dialoga diretamente com o tema dessa edição do Festival, que joga luz sobre a cidades sustentáveis e os desafios do século XXI.

O jornalista lembrou ainda da importância do cinema para o debate socioambiental e as contribuições que o Fica oferece ao estimular reflexões sobre meio ambiente na atualidade. “Eu não tenho a resposta porque é difícil mapear, mas quantos filhotes do Fica estão aprontando por aí?”, questionou André afirmando que a cada ano o Festival incentiva mais cineastas a trabalhar essa temática e a semear novas ideias pelo mundo.

O livro “Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável” já está disponível nas principais livrarias do país. O valor arrecadado com a venda das edições no Fica 2017 será revertido ao posto de atendimento do CVV em Goiânia, que a partir de 2018 começará a atender ainda mais demandas, uma vez que a ligação para o centro de apoio passará a ser gratuita. Além disso, André Trigueiro propôs converter parte do cachê recebido pelo Festival em exemplares para escolas, bibliotecas e universidades do estado de Goiás.