Fica firma parceria com festivais da Green Film Network

Jordânia Bispo

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental deu um passo importante para o fortalecimento da discussão ambiental por meio do audiovisual. Em uma reunião realizada nesse sábado, 20 de agosto, a secretária estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, o superintendente executivo de Cultura de Goiás, Nasr Chaul, o coordenador do Fica, Lisandro Nogueira, e representantes de quatro festivais, que também debatem cinema e meio ambiente, firmaram uma parceria que será executada a partir do Fica 2017.

Na próxima edição do evento, que será realizada de 20 a 25 de junho, produções audiovisuais selecionadas pelos festivais Cineamazônia, Filmabiente, Cine’Eco (Portugal) e Cinema Planeta (México) serão exibidas dentro da programação do Fica. O objetivo é continuar o diálogo sobre a relação do cinema com a questão ambiental, além de unir os três festivais brasileiros que participam da Green Film Network e aproximá-los ainda mais de discussões realizadas em outros países.

Para a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Raquel Teixeira, essa parceria também busca reinserir o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental na Green Film Network, que reúne atualmente 44 festivais destinados a discussão ambiental. “O Fica está presente na história da criação dessa rede. Queremos com essa ação retomar o protagonismo do Festival e colaborar ainda mais com o fortalecimento desse debate que é tão pertinente”, explicou a secretária.

Segundo a representante do Cineamazônia que participou do encontro, Fernanda Kopanakis, essa união entre os festivais tem muito a contribuir com a discussão ambiental de modo geral, mas também com a realização dos festivais em si. “O Fica é pioneiro e já está bem estruturado. Temos muito a aprender e experiências para compartilhar”, destacou Fernanda. “Além disso, o modelo do Festival também é muito interessante e precisa ser apresentado para outros estados brasileiros. O fato dessa iniciativa partir dos gestores estaduais precisa ser difundida. Certamente, será um ganho”, frisou.

Durante a reunião, também ficou estabelecido que a secretária Raquel Teixeira irá participar da próxima edição do Cineamazônia, de 22 a 26 de novembro, e que apresentará o modelo do Fica para gestores da região norte do país.