Dia 17/08/2016 (Quarta-feira)

Cinemão

 

Das 14:30 às 16:52

Planet Sigma

Direção: Momoko Seto

Formato: Animação

País: França

Duração: 12’

Sinopse: Há 2,2 bilhões de anos, a Terra era completamente coberta de gelo, com uma temperatura média de -50oC e vulcões submarinos ainda ativos. “Planet Sigma” é a criação de todo um mundo nessa paisagem pré-histórica gelada, onde coexistem o frio e o calor, câmera lenta e câmera rápida, criaturas gigantes e microscópicas.

West Empire

Direção: Mathieu Le Lay

Formato: Documentário

País: França

Duração: 26’

Sinopse: “West Empire” é uma imersão no coração das cidades fantasmas do oeste americano, onde algumas pessoas ainda insistem em viver. No cenário desértico, esses moradores levam uma vida atemporal ditada por uma prioridade: a busca pela liberdade. Olhando para o passado, esses homens e mulheres oferecem um forte testemunho de sua experiência de vida. À luz desses encontros improváveis, o filme nos faz pensar sobre o que move a sociedade moderna, o tempo e a importância de vivermos no agora.

Ensaio sobre o Fim do Mundo

Direção: Samuel Peregrino

Formato: Ficção

País: Brasil (GO)

Duração: 13’

Sinopse: Um dia incomum no cotidiano de alguns moradores de Goiânia pouco antes do fim do mundo.

Angústia

Direção: Frederico Machado

Formato: Ficção

País: Brasil (MA)

Duração: 20’

Sinopse: Um mercado humano faz um homem mergulhar em um abismo sem retorno. Sem ninguém para confiar sua tristeza., o homem desaba em sua dor.

Brasil S/A

Direção: Marcelo Pedroso

Formato: Ficção

País: Brasil (PE)

Duração: 71’

Sinopse: No Brasil dos últimos 500 anos, Edilson esteve cortando cana-de-açúcar. Um dia, as máquinas chegaram e ele deixou o corte para se engajar em sua primeira missão espacial. Um pequeno passo para ele, um salto enorme para o Brasil.

Das 18:00 às 19:38

De Profundis

Direção: Isabela Cribari

Formato: Documentário

País: Brasil (PE)

Duração: 21’

Sinopse: Lá, o povo amanhecia e ia pra sua ilha. E aqui? Nada! Da riqueza, fomos pra pobreza. Achava que aquilo não ia acontecer não. Foi difícil pra todo mundo. Tanto chorava o grande, como chorava o pequeno. Rezando e chorando. Ela cortou os pulsos. Ela, veneno. Uma colega muito pra frente, 15 Diazepam, aí inchou. Ela pulou da torre. Duas vezes. Ela, remédio. Um amigo: veneno. Após veneno, simplesmente colocou a corda no pescoço. Cheguei a tomar. 12 envelopes. Cada comprimido 850g. Continuo tomando. Quatro anos. Viciada. Vamos voltar pra trás para a água levar nós também. Dormir. Morrer.

Remember Your Name, Babylon

Direção: Marie Brumagne e Bram Van Cauwenberghe

Formato: Documentário

País: Bélgica

Duração: 77’

Sinopse: Entre os corredores das estufas de um mundo coberto por plástico, crescem pequenas favelas, lar de homens e mulheres que cruzaram o mar em busca de uma vida melhor. No coração dessa Eldorado decadente, eles tentam reorganizar os restos de um mundo que parece para sempre perdido.

Dia 18/08/2016 (Quinta-feira)

Cinemão

Das 14:30 às 17:12

Fort Acquario

Direção: Pedro Diogenes

Formato: Ficção

País: Brasil (CE)

Duração: 7’

Sinopse: A cidade é mistério. Atrás da aparência, e sob a transparência, empreendimentos são tramados e potências ocultas atuam junto com o poder ostensivo da riqueza. O urbano tem um lado repressivo, mas que nutre a transgressão.

Phum Shang

Direção: Haoban Paban Kumar

Formato: Documentário

País: Índia

Duração: 52’

Sinopse: Em 2011, sob o pretexto da despoluição, o governo do estado indiano de Manipur queimou centenas de choupanas no Lago Loktak, culpando os moradores por sua degradação. Milhares de pescadores foram desalojados e tiveram seus modos de vida prejudicados. Sem outro lugar para onde ir, eles continuam a enfrentar as autoridades, numa luta inglória, onde o governo questiona até mesmo se seriam nativos do lugar, já que vivem em casas flutuantes feitas de biomassa.

Edifício Tatuapé Mahal

Direção: Carolina Markowicz e Fernanda Salloum

Formato: Animação

País: Brasil (SP)

Duração: 10’

Sinopse: Javier Juarez Garcia é um boneco de maquete argentino que veio trabalhar nos stands de venda de apartamentos de São Paulo, aproveitando o boom imobiliário da cidade. Depois de uma grande decepção, Juarez decide mudar de vida e seguir sem rumo pelo mundo. Mas ele não esquece do seu verdadeiro objetivo: voltar para São Paulo e resgatar sua honra.

Leblon Marista

Direção: Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista

Formato: Documentário

País: Brasil (GO)

Duração: 13’

Sinopse: Leblon é um bairro nobre da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Marista é um bairro nobre da cidade de Goiânia, no Brasil.

Café (Cantos de Humo)

Direção: Hatuey Viveros Lavielle

Formato: Documentário

País: México

Duração: 80’

Sinopse: Jorge mora em uma comunidade Nahuati, nas montanhas de Puebla. Neste ano, ele se formará e pensa em partir para iniciar uma carreira profissional. Ele sabe, entretanto, que isso significa deixar sua família e a comunidade que sempre tentou ajudar. Jorge decide esperar que sua família se reúna, no aniversário de dois anos da morte de seu pai, conforme a tradição, para tomar uma decisão.

Das 18:00 às 19:26

La Supplication

Direção: Pol Cruchten

Formato: Documentário

País: Luxemburgo

Duração: 86’

Sinopse: Baseado no livro da bielo-russa Svetlana Aleksiévitch, Prêmio Nobel de Literatura, este filme não trata de Chernobyl, mas do mundo de Chernobyl, em relação ao qual não sabemos quase nada. Relatos testemunhais sobreviveram: cientistas, professores, jornalistas, casais, crianças. Todos falam de suas antigas vidas cotidianas e, depois, da catástrofe. Suas vozes formam uma suplicação, longa e terrível, porém necessária, que cruza fronteiras e nos estimula a questionar nosso status quo.

Dia 19/08/2016 (Sexta-feira)

Cinemão

Das 14:30 às 16:32

Vaghti Bacheh Bodam

Direção: Maryam Kashkoolinia

Formato: Animação

País: Irã

Duração: 9’

Sinopse: Uma mulher reflete sobre sua infância e pesadelos e sobre o fato de que os pais, não raro, utilizam histórias de monstros e fantasmas para que as crianças não se aproximem de coisas perigosas. Mesmo sem querer machucar, eles podem, entretanto, inculcar medo e ansiedade nas mentes dos pequenos.

E O Galo Cantou

Direção: Daniel Calil

Formato: Ficção

País: Brasil (GO)

Duração: 23’

Sinopse: Em uma pequena propriedade rural, Pedro quer se abrir para o mundo e conhecer coisas novas, mas ele é o filho que ficou para cuidar da terra e da família.

Lumières Fossiles

Direção: Lise Fischer

Formato: Ficção

País: França

Duração: 15’

Sinopse: Nos Pireneus Orientais, Jacqueline, 85, caminha novamente pela trilha que leva ao Pico Canigou. Nessa jornada solitária, ela observa, revive e rememora. Em seu corpo, surgem as imagens do passado, de uma época em que a escalada do pico era uma tradição familiar. Ela é testemunha de uma memória que, aos poucos, parece se fundir à montanha.

Taego Ãwa

Direção: Marcela Borela e Henrique Borela

Formato: Documentário

País: Brasil (GO)

Duração: 75’

Sinopse: Cinco fitas VHS encontradas na antiga Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Goiás disparam o desejo desse filme. Anos depois, munidos de mais imagens fotográficas e audiovisuais, vamos ao encontro dos Ãwa, levar essas imagens para serem vistas, e para discutir a possibilidade de um filme ser feito. Mais imagens surgem desse encontro.

Das 18:00 às 19:21

Le Petite Pousse

Direção: Chaïtane Conversat

Formato: Animação

País: França

Duração: 10’

Sinopse: Com um pano mágico, uma garotinha captura padrões florais e os utiliza para tecer seus belos vestidos. Toda noite, as formigas mudam sua casa de um campo para outro. Um dia, uma semente cai em sua boca e um broto nasce em seu umbigo.

A Grande Nuvem Cinza

Direção: Marcelo Munhoz

Formato: Documentário

País: 71′

Duração: Brasil (PR)

Sinopse: Em uma pequena cidade no sul do Brasil, Lídia passa seus dias vendo outras pessoas trabalhando à sua volta e à noite sonha com tempos passados no cultivo do fumo, quando ainda conseguia andar. Junto com o resgate de sua história, conhecemos a vida de quatro outros plantadores de fumo. Guiados pela tradição, misticismo ou puro pragmatismo, eles vivem na linha tênue entre a luta e o amor à terra. “A Grande Nuvem Cinza” expõe a relação cada vez mais oblíqua do animal-homem com a terra, aqui apresentada através de cinco personagens e sua conexão com uma estranha e amarga fruta.

Dia 20/08/2016 (Sábado)

Cinemão

Das 14:30 às 17:43

White Coal

Direção: Georg Tiller

Formato: Documentário

País: Áustria

Duração: 70’

Sinopse: Ainda que use o minério como fonte de investigação, “White Coal” é menos um filme sobre o carvão do que uma exploração dos motivos visuais em filmes industriais dos anos 1920 até o presente. Inspirado em “O Homem de Confiança”, de Herman Melville, uma história sobre um mensageiro cego a bordo de um barco a vapor no Mississipi, uma das linhas do filme segue uma equipe de operários em um navio polonês de carvão, enquanto outra retrata a arquitetura e circunstâncias da queima de carvão na maior termelétrica do mundo, em Taychung, Taiwan.

Coal India

Direção: Felix Röben e Ajay Koli

Formato: Documentário

País: Alemanha

Duração: 47’

Sinopse: “Coal India” retrata as condições pré-industriais de trabalho nas minas de carvão perto de Dhanbad, na Índia. O filme mostra um pesado trabalho físico crescentemente invisível em nosso tecnológico século 21.

Reveka

Direção: Benjamin Colaux e Christopher Yates

Formato: Documentário

País: Bélgica

Duração: 76’

Sinopse: Todos os dias, milhares de homens são engolidos pelas entranhas do Cerro Rico, uma das mais antigas minas de prata da Bolívia, a que os primeiros ameríndios e escravos africanos chamavam de “comedora de homens”. Esses homens mergulham por essa mina infernal, trocando a majestosa paisagem andina pelo escuro confinamento da mina e pela presença sombria da morte.

14ª MOSTRA ABD CINE GOIÁS

 

Cinemão – Dia 17/08/2015 (Quarta-feira) – Das 19:30 às 21:00

Gaza

Direção: Pedro Gomes

Formato: Exp

Cidade: Goiânia

Duração: 02’30”

Sinopse: Representação alegórica dos conflitos que ocorrem na região da Faixa de Gaza.

Muitos Me Seguem Mas Só Deus Me Acompanha

Direção: Rei Sousa

Formato: Doc

Cidade: Anápolis

Duração: 5’30”

Sinopse: Gilvan é um emblemático morador do Morro do Cachimbo, periferia de Anápolis, e possui uma trajetória peculiar. Enquanto conta alguns fatos que compõe essa trajetória ele deixa entrever o modo como compreende e encara o mundo ao seu redor.

A Dama do Araguaia

Direção: Geralda L. Rodrigues

Formato: Ani

Cidade: Goiânia

Duração: 07’55”

Sinopse: Após 50 anos desde sua partida das margens do rio Araguaia, um senhor retorna ao local na esperança de reencontrar sua amada: uma agente ambiental, na qual havia se apaixonado quando era mais jovem. Entretanto, o que era para ser um momento feliz, passa a ser doloroso quando o senhor observa que o lugar mais especial que ele havia passado sua juventude está todo destruído; restando apenas as lembranças que se acumulam em cada lugar do Araguaia que ele passa. Mas isso é só um detalhe do real objetivo que o “destino azul” guarda para ambos os lados.

Tive Fome, Colhi Sede

Direção: Rafael Freire

Formato: Exp

Cidade: Goiânia

Duração: 05’”56”

Sinopse: ‘’Um bem natural compartilhado por todos. Mais por uns, menos por outros. Responsabilidades injustas. Mas de quem será realmente a culpa?’’

Silêncio Não Se Escuta

Direção: Rochane Torres

Formato: Exp

Cidade: Goiânia

Duração: 10’

Sinopse: Brasil 2016: vozes ditatoriais ressoam no tempo.

Reincidência

Direção: Matheus Leandro e Julio Mahr

Formato: Fic

Cidade: Goiânia

Duração: 12’32””

Sinopse: Rotação, translação, reincidência. Inserido numa rotina monótona no colégio em que leciona, um jovem professor já desmotivado do ambiente em que trabalha, de repente se vê preso numa antítese disso tudo. Em busca de uma saída se vê em movimentos constantes porém ainda numa sensação de inércia.

Jonatas

Direção: Getulio Ribeiro

Formato: Fic

Cidade: Goiânia

Duração: 25’

Sinopse: Busca por narrativa de uma rua residencial.

Cinemão – Dia 18/08/2015 (Quinta-feira) – Das 19:30 às 21:00

Ai'uté

Direção: João Henrique Pacheco

Formato: Doc

Cidade: Goiânia

Duração: 08’

Sinopse: Em um movimento de observação e encontro, ser ai’uté se traduz em imagens e gestos.

Leblon Marista

Direção: Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista

Formato: Doc

Cidade: Goiânia

Duração: 13’05”

Sinopse: Leblon é um bairro nobre na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Marista é um bairro nobre na cidade de Goiânia, no Brasil.

No Meio Do Nada

Direção: Simone Caetano

Formato: Doc

Cidade: Goiânia

Duração: 25’42”

Sinopse: No meio do nada é o ponto de chegada e partida para o registro da existência humana, seus meios de sobrevivência, hábitos, costumes e mistérios próprios dos lugares onde a cultura local é fortemente preservada.

Tereza Bicuda

Direção: Laura Hasse

Formato: Doc

Cidade: Goiânia

Duração: 19’51”

Sinopse: Bruxa, louca, mulher diabólica? Do alto da serra onde mora, Tereza Bicuda nunca deixou de assombrar os moradores de Jaraguá.

Febre Da Madeira

Direção: Daniel Nolasco

Formato: Doc

Cidade: Goiânia

Duração: 18”

Sinopse: Vida e morte no interior de Goiás.

Cinemão – Dia 19/08/2015 (Sexta-feira) – Das 20:00 às 21:30

E O Galo Cantou

Direção: Daniel Calil Cançado

Formato: Fic

Cidade: Goiânia

Duração: 23’

Sinopse: Em uma pequena propriedade rural, Pedro quer se abrir para o mundo e conhecer coisas novas, mas ele é o filho que ficou para cuidar da terra e da família.

Wendigo

Direção: Luciano Evangelista

Formato: Fic

Cidade: Goiânia

Duração: 03’44”

Sinopse: Um japonês relembra encontros que tivera durante suas viagens.

Vida De Boneco

Direção: Flavio Gomes

Formato: Ani

Cidade: Goiânia

Duração: 10’26”

Sinopse: Era uma vez um homem que vivia só, em sua solidão ele resolveu construir um boneco para lhe fazer companhia… “Vida de Boneco” trata de forma divertida e metalinguística de questões relacionadas à necessidade do homem de criar.

De Pássaros E Infância: Maria

Direção: Mariana de Lima Siqueira

Formato: Fic

Cidade: Goiás

Duração: 18’

Sinopse: Filme livremente baseado na história de Maria, retrata uma menina de infância difícil, mas alegre e travessa. Quando fica órfã, cria um mundo próprio para sobreviver nas ruas e becos da Cidade de Goiás. Em um episódio na sua infância é apelidada de Maria Grampinho. Acolhida, na velhice, por Cora Coralina, é imortalizada em seu poema “Coisas de Goiás: Maria”.

Blaxploitation: A Rainha Negra

Direção: Edem Ortegal

Formato: Fic

Cidade: Goiânia

Duração: 21’35”

Sinopse: Inspirado nos filmes blaxploitation dos anos 70 e nas histórias em quadrinhos. O filme faz parte do projeto de pesquisa de conclusão de curso do diretor e roteirista. “Blaxploitation: A Rainha Negra”: a policial Eva Brown e sua esposa Juliana descobrem que um poderoso coronel do estado está envolvido em um monstruoso crime. Após caírem no primeiro round da luta, as meninas mais malvadas da cidade voltam para provar que a vingança é tão doce como jujubas e tão divertida e explosiva quanto o cinema de ação!

MOSTRA PARALELA DO CINEMA BRASILEIRO COM A PRESENÇA DOS DIRETORES E PROTAGONISTAS

Cinemão – Dia 16/08/2016 (terça-feira) – 19:30

Rio De Lama

Direção: Tadeu Jungle

Formato: Document

País: Brasil

Duração: 9 min.

Sinopse: Documentário de curta-metragem realizado em Realidade Virtual sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana, MG. O filme mostra o que restou da vila de Bento Rodrigues e contrapõe a paisagem arrasada com as alegres memórias de seus moradores.

Cinemão – Dia 17/08/2016 (quarta-feira) – 21:30

Uma História de Amor e Fúria

Direção: Luiz Bolognesi

Formato: Animação

País: Brasil

Duração: 75 min

Sinopse: Uma História de Amor e Fúria” é um filme de animação que retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa de Luiz Bolognesi ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água.

Cinemão – Dia 20/08/2016 (sábado) – 19:00

O Menino E O Mundo

Direção: Alê Abreu

Formato: Animação

País: Brasil

Duração: 85 min

Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Indicado ao Oscar de melhor animação, “O Menino e o Mundo” é uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Entre Idas e Voltas

Direção: José Eduardo Belmonte

Formato: Ficção

País: Brasil

Duração: 100 min

Sinopse: Afonso (Fábio Assunção) é um professor universitário separado, que vive com o filho Benedito (João Assunção). Um dia, os dois resolvem fazer uma viagem juntos, mas enfrentam problemas quando o carro deles quebra. Eles são ajudados por quatro operadoras de telemarketing muito bonitas, que os levam de volta a São Paulo. Só que Afonso acaba se apaixonando pela líder delas (Ingrid Guimarães).

MOSTRA DE LANÇAMENTO NACIONAL

Campanha Nacional SEM Cerrado, Sem Água, Sem Vida

Debate com jornalista Washington Novaes, ator Eduardo Tormaghi e Professor Altair Sales Barbosa

Participação especial dos atores Allan Gabriel Souza Lima, Eduardo Tornaghi e Armando Babaioff

Cinemão – Dia 18/08/2016 (quinta-feira) – 21:30

Sertão Serrado

Direção: Dagmar Talga

Formato: H264/Documentário

País: Brasil

Duração: 30 min

Sinopse: O filme integra a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, retratando o Cerrado brasileiro e a resistência dos povos tradicionais e originários, além dos conflitos agrários, o avanço da monocultura intensiva de grãos, a pecuária extensiva e os grandes empreendimentos hidrográficos e minerais. Diante do intenso processo de degradação dos bens naturais do Cerrado, o filme indica também, a partir dos conhecimentos científicos e populares, caminhos para a conservação deste bioma, especialmente da água, e para a construção de uma nova relação do povo que o habita.

Lançamento do Filme “Saneamento Básico”

Cinemão – Dia 19/08/2016 (sexta-feira) – 21:00

Saneamento Básico - Instituto Trata Brasil

Direção: André Pires

Formato: Documentário

País: Brasil

Duração: 36 min.

Sinopse: Usando de cenários reais de cidades importantes do Brasil, o Documentário com os Embaixadores do Trata Brasil busca mostrar a triste realidade que o país ainda enfrenta quando o assunto é abastecimento de água e coleta e tratamento dos esgotos. Com a presença de Mauricio de Sousa, Daiane dos Santos, Lars Grael e outros, o documentário traz opiniões e experiência destes e outros embaixadores importantes do Instituto Trata Brasil, que têm conhecimento nos temas ligados à saúde, legislação e engenharia sanitária, correlacionando os baixos índices de atendimento em saneamento básico com os atuais problemas da sociedade brasileira.

VIII MOSTRA INFANTIL – FICA ANIMADO

 Cinemão – Dia 17/08/2016 (Quarta-feira) – 08:30

La Petit Pousse

Direção: Chaïtane Conversat

Formato: Animação

País: França

Duração: 10 min

Sinopse: Com um pano mágico, uma garotinha captura padrões florais e os utiliza para tecer seus belos vestidos. Toda noite, as formigas mudam sua casa de um campo para outro. Um dia, uma semente cai em sua boca e um broto nasce em seu umbigo.

Caminho dos Gigantes

Caminho dos Gigantes
Em uma floresta de árvores gigante, Oquirá uma menina indígena de seis anos, vai desafiar o seu destino e entender o ciclo da vida.
Alois Di Leo

Animação
São Paulo
12 min

Moo Moo

Moo Moo
Na Idade da Pedra, a enorme cabeleira impede um homem de deixar sua caverna. Cansado, ele decide cortá-la. Antes que o faça, entretanto, vê-se em meio a perigosas aventuras de que só se salvará graças a seu cabelo.
Hadi Tabasi, Rasoul Zarrin

Animação

Irã
5 min

Os Meninos Verdes

Os Meninos Verdes
Adaptação do conto homônimo da escritora Cora Coralina, a historia se passa na cidade de Goiás. O jardineiro da escritora Cora Coralina, Sr. Vicente, descobre, no jardim da casa de Cora, estranhas criaturas verdes. Cora Coralina decide cuidar desses pequenos seres. A imprensa do pais noticia sua existência e a população quer que eles limpem a sujeira do planeta, apenas pelo fato de serem verdes.
Rosa Berardo
Animação
Brasil (GO)
9’

Tik Tak

Tik Tak
Tik-Tak é uma animação que fala do tempo e sua natureza efêmera. Todos dispomos de “certo tempo”. Esse “certo tempo”, entretanto, consiste na realidade de milhares de diferentes tempos, pois cada célula em nosso corpo tem seu próprio tempo de vida e morte. O relojoeiro controla o tempo, mas o rato que mora em sua oficina controla os relógios…
Ülo Pikkov

Animação
Estônia

10’

Insustentarte

Insustentarte
Um castor constrói uma represa utilizando lixo, o único material que encontra em abundância nas águas onde vive, e sua obra impressiona as pessoas da cidade.
Thiago Ottoni
Animação
Brasil (GO)
3’

The Trees Thief

The Trees Thief

Um dia, ao caminhar pela selva, um homem decide construir uma casa para si. Ele corta as árvores sem se dar conta de que destrói também as casas dos pássaros. Quando já não há mais árvores, nem pássaros, ele tem um pesadelo com árvores roubadas, onde é preso pela polícia. Quando acorda, uma enorme tempestade subitamente inundou tudo o que ele construiu. Arrependido, o homem decide replantar a floresta em toda a sua beleza e trazer de volta os pássaros. Como poderá fazê-lo?
Rashin Kheyrieh

Animação
Irã
10’

Cinemão – Dia 18/08/2016 (Quinta-feira) – 08:30

Garoto Cósmico

Garoto Cósmico
Cósmico, Luna e Maninho são crianças de um mundo futurista, onde as vidas são totalmente programadas. Certa noite, buscando mais pontos para obterem um bônus na escola, os três perdem-se no espaço e descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo.

Depois de muita brincadeira e tantas novas experiências, o mundo da programação envia um representante especial para resgatá-los. É hora de escolherem seus próprios caminhos.

Alê Abreu
Animação
Brasil (SP)
76’

MOSTRA UEG/FICA

Cinemão – Dia 20/08/2016 (sábado)

Araguaina

Araguaia
A Guerrilha do Araguaia foi uma parcela na longa cadeia das lutas populares do Brasil, como por exemplo, a Cabanagem, Guararapes, Canudos, Contestado, Revolta da Chibata e Quilombo dos Palmares. Foi um movimento rural armado cujo combate mobilizou o maior número de tropas brasileiras desde a II Guerra Mundial, que ocorreu entre 1966 a 1975 no Sul do Pará, numa batalha desigual entre combatentes revolucionários do PC do B e camponeses, contra as forças de repressão do regime civil militar imposto ao país com o golpe de 1964. Foi uma luta pela liberdade e pela democracia em nosso país, que desde então sua luta permanece contra o esquecimento e a falta de justiça por aqueles que as sequelas acompanham até os dias atuais. 40 minutos.
Dagmar Talga
H264/Documentário
Brasil
2015
40 min.

Aquém Margens

Aquém Margens
Documentário sobre o cotidiano, condições de vida, conflitos e sonhos de jovens pobres moradores do bairro Araguaia, em Marabá/PA, bairro originário de ocupação urbana e separado do restante da cidade pela Estrada de Ferro Carajás, ferrovia utilizada pela Mineradora Vale para escoar os minérios explorados na região.
Alexandra de Araújo Duarte
H264/Documentário
Brasil
2015
26 min.

Operação 2,80

Operação 2,80
No dia 23 de maio de 2014, quatro estudantes foram surpreendidos em suas casas, ainda de madrugada, por uma ordem de busca e apreensão a ser executada pela Polícia Civil do Estado de Goiás. Estava deflagrada a famigerada Operação 2,80, que deixou três deles na cadeia e um foragido. O principal crime cometido foi lutar pela modicidade das tarifas do transporte público e pela dignidade do serviço.
Gabriel Vilela e Lucas Xavier
H264/Documentário
Brasil
2016
24 min.

Matopiba

Matopiba
Mostra a realidade dos povos das águas e do campo, demonstrando suas dificuldades e desafios para alcançar o bem viver, tendo em vista que na região denominada última fronteira agrícola, implantam-se grandes projetos que impactam de forma negativa a vida dessas pessoas. O MATOPIBA, além de potencializar o monocultivo na região, potencializa a exploração do cerrado, a destruição dos rios para fortalecer o agronegócio no país. Além do mais, o modo de vida tradicional dessas comunidades é ignorado, aumentando os conflitos por terra. No documentário trazemos a fala dessas pessoas que são impactadas diretamente pelo MATOPIBA que acreditamos não ser um processo recente, mas sim a continuação de vários projetos onde os trabalhadores sofrem as consequências negativas.
Gustavo Ohara
H264/Documentário
Brasil
2016
28 min. 51’’

MOSTRA DE VÍDEOS ESCOLARES – SE LIGA NO FICA

 

Cinemão – Dia 19/08/2016 (sexta-feira) – 08:30

Escolas Participantes

  • Centro de Ensino em Período Integral Alcide Jubé – CEPI
  • Colégio Estadual Cora Coralina
  • Colégio Estadual de Aplicação Professor Manuel Caiado
  • Colégio Estadual Dr. Albion de Castro Curado
  • Colégio Estadual Walter Engel
  • CPMG Unidade João Augusto Perillo
  • Escola Estadual Dom Abel
  • Escola Estadual Família Agrícola de Goiás
  • Escola Estadual Mestre Nhola
  • Escola Lar São José
  • Lyceu de Goiás