Mostra Competitiva tem filmes da Europa, Ásia e América Latina

Déborah Gouthier

Além dos filmes nacionais, 12 filmes estrangeiros foram selecionados para a 18ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2016). A Mostra Competitiva do festival, que será realizado entre 16 e 21 de agosto, na cidade de Goiás, vai distribuir R$ 280 mil em prêmios – R$ 40 mil a mais do que nos outros anos.

Ao todo, são 22 filmes participantes da Mostra, sendo quatro goianos entre os dez brasileiros. Já a participação internacional conta com produções da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México. A França é o campeão em participação, com as animações Le Petit Pousse e Planet Sigma e os documentários Lumière Fossiles e West Empire. A Bélgica também vem com dois filmes participantes, os documentários Remember your name, Babylon e Reveka.

White Coal

White Coal

A temática da exploração das minas de carvão se faz presente com o documentário austríaco White Coal e o alemão Coal India. O Irã também tem representante na Mostra Competitiva com a animação When I was a Child, a Índia com o documentário Floating Life, o México com Café – cantos de humo e Luxemburgo, com o aguardado documentário La Supplication, baseado no livro Vozes de Tchernóbil, da autora vencedora do prêmio Nobel de Literatura em 2015, Svetlana Alexiévitch.

La Supplication

La Supplication

Segundo Pedro Novaes, consultor de cinema e responsável pela produção internacional do Fica 2016, La Supplication é um filme importante nessa 18ª edição do festival. “Além de ser muito bom, o tema do acidente radioativo de Chernobyl tem uma ponte com Goiás pela história do césio”, argumenta. O documentário levou o prêmio do júri no Festival Internacional de Cinema Ambiental de Paris (França), em 2015. O consultor também destaca o iraniano When I was a Child, que utiliza uma técnica de animação inusitada, feita manualmente com areia. O filme foi vencedor do prêmio de melhor animação no Kazan Festival Internacional de Cinema Muçulmano de 2015.

poster remenber your name

A diretora iraniana Maryam Kashkoolinia estará presente durante o Fica 2016. Também marcarão presença na cidade de Goiás os diretores Marie Brumagne e Bram Van Cauwenberghe, de Remember your name, Babylon; Benjamin Colaux, de Reveka; Georg Tiller, de White Coal; Felix Röben e Ajay Koli, de Coal India; Haobam Paban Kumar, de Floating Life; e Momoko Seto, de Planet Sigma.

Todos os filmes da Mostra Competitiva do Fica 2016 serão exibidos no Cinemão. Confira a programação completa em: http://fica.art.br/programacao-fica-2016/