Programação Fica 2017


MOSTRA DE LANÇAMENTO

Cine Cora Coralina – Dia 23/06/2017 (Sexta-Feira) – 09:00
Filme Sinopse Diretor Gên. Local de produção Dur.
Amazônia Habitantes da florestas estão arriscando suas vidas para protegê-la e começam a entender que lutar contra o capital internacional significa criar instituições legais para preservar sua cultura. Sabrina Bogado e Matias Palma Documentário BRA 79min.


I MOSTRA COM AUDIODESCRIÇÃO

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO  E

ABCA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO

ADVEG – ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES VISUAIS DO ESTADO DE GOIÁS

Cine Cora Coralina (UEG) – Dia 25/06/2017 (Domingo) – 09:00
Filme Sinopse Diretor Gên. Local de produção Dur.
Minhocas

 

 

O caçula de uma família de minhocas tenta conseguir de seu pai, mãe e avô resposta para uma questão que o intriga: por que é proibido cavar para cima. Paulo Conti Animação BRA – SP 15 min.
Os Olhos do Pianista

 

Em um cinema mudo, pianista cego executa trilhas ao vivo com a ajuda de sua neta. Dir. Frederico Pinto Animação BRA – RS 5 min
A Fábula da Corrupção

 

Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais de estimação: o cão vigia a casa, o gato caça os ratos e o jumento é o meio de transporte. No porão da casa habitam vários ratos que vivem roubando comida em quantidades tão pequenas que não prejudicam o negócio, mas a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho. Lisandro Santos

 

Animação BRA – RS 8 min
Menina da Chuva

 

Bonecas vermelhas para as meninas vermelhas, bolas azuis para os meninos azuis. Rosaria Animação BRA- RJ 6 min
Para Chegar Até a Lua

 

Como será viver tão sozinho a ponto de nem sequer saber o que é solidão? Assim vive Jaime, uma mosca-das-frutas. Ao nascerem, elas possuem apenas um dia e um único propósito de sobreviver, acasalar e morrer. Porém, Jaime nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Agora, com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência. José Guillermo Landi Hiertz

 

Animação BRA- SP 10 min
Osmar, A primeira fatia do Pão-de-Fôrma

 

Osmar é uma fatia de pão-de-fôrma: a primeira fatia, por causa disso tem um grande complexo de rejeição. Ele encontra, em uma revista de auto-ajuda, um cupom que pode ser trocado por uma consulta no psicólogo: o Doutor Pirre Coix Sainte. Na consulta o doutor pergunta sobre vários momentos da vida de Osmar, que relembra em flash-backs cada um deles.

 

Ale MacHaddo

 

Animação BRA – SP 11 min
O Anão que virou Gigante

 

A improvável – todavia autêntica – história do anão que virou gigante.

 

Marão Animação BRA – RJ 10 min


MOSTRA UEG – FICA

Cine Cora Coralina – Dia 24/06/2017 (Sábado) – Das 09:00 às 12:00
Filme Sinopse Diretor Gên. Local de produção Dur.
#MassacreColniza O filme narra os assassinatos dos trabalhadores rurais Sebastião Ferreira de Souza, Izaul Brito dos Santos, Ezequias Santos de Oliveira, Edson Alves Antunes, Valmir Rangeu do Nascimento, Samuel Antônio da Cunha, Francisco Chaves da Silva, Fabio Rodrigues dos Santos e Aldo Aparecido Carlini. Estes assassinatos, ocorridos em 19 de abril de 2017, são resultantes dos conflitos agrários na região noroeste do Mato Grosso, município de Colniza, Glega Taquaruçu do Norte. Entre as vítimas, cinco foram enterrados em Colniza, três foram sepultados no Distrito de Guariba/MT e um foi levado para Rondônia. Caio Marques Mota Documentário Brasil 2min.
Sertão Serrado

 

O filme Sertão Serrado integra a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, retratando o Cerrado brasileiro e a resistência dos povos tradicionais e originários, além dos conflitos agrários, o avanço da monocultura intensiva de grãos, a pecuária extensiva e os grandes empreendimentos hidrográficos e minerais. Diante do intenso processo de degradação dos bens naturais do Cerrado, o filme indica também, a partir dos conhecimentos científicos e populares, caminhos para a conservação de uma nova relação do povo que o habita. Dagmar Talga Documentário Brasil 39min.
Seu churrasco

tem soja?

 

No Brasil consumimos grandes quantidades de carne per capita/ano. O  nosso alto consumo de carne, bem como a demanda mundial por carne, gera um grande impacto ao planeta. A soja – produto base na produção de carne bovina, suína, aves e outras – domina dois terços das terras férteis do mundo. O Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos. Mas quais são as consequências do boom da soja onde ela é cultivada? Neste filme, produzido em 2017, pequenos agricultores e indígenas falam sobre as dificuldades diante da perda de suas terras e territórios e os males causados pelos agrotóxicos. Ao mesmo tempo, em outros lugares do mundo, como na Áustria, um menor número de agricultores se beneficia de um sistema agrícola global que exige que produzam cada vez mais e por menor preço. Durante visita a um agricultor orgânico na Áustria é possível observar como essa realidade pode ser diferente. Thomas Bauer Documentário Áustria 34min.
El costo humano de los agrotoxicos

 

O filme “El costo humano de los agrotóxicos”, produzido e dirigido por Pablo Ernesto Piovano, na Argentina em 2014, retrata um genocídio silencioso. Revela e denuncia os impactos que tem gerado vítimas das políticas e atividades das multinacionais do agronegócio. A obra é o resultado de viagens a regiões agrícolas da Argentina realizadas pelo diretor para retratar vítimas de contaminação por venenos que se utilizam em cultivos transgênicos. Pablo Ernesto Piovano Documentário Argentina 10min.
Mulheres em Luta Permanente Documentário registrado em 2015 na jornada de lutas das mulheres do MST em Rondonópolis – MT no dia 8 de março, dia internacional de luta das mulheres trabalhadoras. Foram três dias de acampamento repletos de trocas, debates relacionados à vida das mulheres do campo, a conjuntura política e econômica do país, alternativas de produção de alimentos saudáveis e a ação política na Nortox – empresa internacional de transgênicos. Movimento protagonizado por cerca de 80 mulheres assentadas de diversas regiões do mato-grosso. Giulia Medeiros Documentário Brasil 4min.
As Sementes O filme “As Sementes”, dirigido por Beto Novais e Cleisson Vidal, em 2015, retrata histórias de resistência agroecológica de mulheres de diferentes partes do Brasil. Neneide fala sobre empoderamento feminino e como seu grupo “Mulheres Decididas a Vencer” passou a trabalhar com abelhas num assentamento na caatinga no Rio Grande do Norte. Izanete resiste ao agronegócio que ocupa extensas terras no Rio Grande do Sul, onde produz um leite ecológico e pães para a merenda escolar. Para Efigênia, horta é terapia e o trabalho na roça em Minas Gerais, independência. Maria dos Santos recorda lutas pela posse da terra, igualdade de gênero e desnutrição nas áreas quilombolas na Bahia. Quatro sementes da economia solidária, do cooperativismo, do feminismo e da agroecologia. Beto Novais e Cleisson Vidal Documentário Brasil 30min.
Ensaio sobre o fim do mundo “Um dia incomum no cotidiano de alguns moradores de Goiânia pouco antes do fim do mundo”. Jônathas Borges e Samuel Peregrino Ficção Brasil-GO 08min.
Ensaísmos “Os ensaios são esboços que precedem o espetáculo. A bailarina faz e refaz seus passos de dança frente aos espelhos, o músico afina seu instrumento cautelosamente, o ator repassa suas falas do roteiro. Revelar ensaísmos é um ato de libertação das amarras formais, é abrir o palco para erros, esforços, repetições e embates entre o racional e o emocional. É procurar pela beleza da arte em seu ponto mais visceral e cru.” Ana Paula Akino Documentário Brasil-GO 3min.
Bastidores “Mais um dia de trabalho na rádio Jump para Val e Lucimar. Os dois são radialistas, eles conversam entre si até…” Caio Godoy Ficção Brasil-GO 3min.
Sonhos quentes causam vertigens “A receita de um grupo de amigos grisalhos para passar o tempo”. Gustavo Cardoso Ficção Brasil-GO 7min.
Homo Ludens “Um shopping que aos finais de semana recebe a presença de um ilustre e simpático senhor disposto a ensinar e jogar xadrez com quem passa por lá. Entretanto não são apenas regras do jogo que ele tem para compartilhar.” Daniela de Oliveira Documentário Brasil-GO 7min.
Tentação “Pedro se vê com o desejo de fazer algo diferente, irá ele resistir à tentação?” Erico José Ficção Brasil-GO 10min.
Tanto de mim

 

“Os cômodos de uma lembrança” Ana Paula Akino Ficção Brasil-GO 3min.
Eva “Eva já não lembra do ontem, só do tempo de sua mocidade. Seu neto, que vive junto dela todas as etapas doença, busca uma forma de melhor encarar o rápido avanço do Alzheimer.” Layse Portil

 

Ficção Brasil-GO 10min.
Do centro ao ciclo

 

“Portas se abrem ao despertar e se trancam ao pôr do sol. Neste intervalo de tempo, a Avenida Anhanguera se preenche com diversas formas, cores e sons. São interações, relações e comercializações. São produtos, comércios e intenções. E assim, dia após dia, um novo ciclo se reinicia”. Bianca Araújo Documentário Brasil-GO 3min.
Dia de feira “O Cotidiano de uma feira traz reflexões sobre o desperdício de alimentos, produção de lixo e limpeza urbana pública”. Paloma Araújo Documentário Brasil-GO 3min.
Obstar (Ou o Garoto que Nada Viveu) “Garoto encontra nas descobertas do mundo e do homem, vindas da arte renascentista, o verdadeiro significado de liberdade e amor”. Felipe Freitas Ficção Brasil-GO 8min.
A Fome Secreta “Os segredos de Carmem são pouco a pouco desnudados; e com eles, sua fome por aceitação”. Yuri Félix e Katyucha de Oliveira Ficção Brasil-GO 9min.
Duas Vezes Senzala “Duas Vezes Senzala retrata a vida de pessoas LGBT’s negras, suas vivências e suas experiências ao se assumirem. O documentário percorre entre entrevistas que explanam a vida dessas pessoas crescendo em uma sociedade LGBTfóbica e racista”. Gustavo Pozzatti Documentário Brasil-GO 25min.


PROGRAMAÇÃO CONFERÊNCIAS, FÓRUNS, MINICURSOS E OFICINAS

FÓRUM DE CINEMA

Dia 21/06/2017 – (quarta-feira)
   HORÁRIO TEMA / PALESTRANTE LOCAL
08:30 ·         Café da manhã com Manoel Rangel – Homenagem a sua contribuição ao cinema brasileiro – Coletiva para imprensa. Jardim da

Casa de Cora Coralina

09:30 ·         Encontro com realizadores do filme de abertura do FICA 2017 – “Caminho do Mar” – Bebeto Abrantes e Juliana de Carvalho – Coletiva para imprensa. Jardim da

Casa de Cora Coralina

11:00 FÓRUM DE CINEMA

MESA 1:

·         Desafios da Produção Audiovisual em Goiás – Com Erico Rassi, Marcela Borela e Renné França

Mediador: Rodrigo Cássio

Cine Teatro São Joaquim

 

Dia 22/06/2017 – (quinta-feira)
   HORÁRIO TEMA / PALESTRANTE LOCAL
11:00 FÓRUM DE CINEMA

MESA 2:

·         De Goiás para o Mundo – Caminhos da Internacionalização da Produção Audiovisual – Com Andrea Corbella,  Angelisa Stein e Carla Esmeralda

Mediação: Kelly Alves

Cine Teatro São Joaquim

 

Dia 23/06/2017 – (sexta-feira)
   HORÁRIO TEMA / PALESTRANTE LOCAL
11:00 FÓRUM DE CINEMA

·         ” Cinema e Política: 50 anos depois de Terra em Transe”  – Encontro com Eduardo Escorel

Mediador: Lisandro Nogueira

Cine Teatro São Joaquim
Dia 24/06/2017 – (Sábado)
   HORÁRIO TEMA / PALESTRANTE LOCAL
08:00 WORKSHOP GOFILMES

·         Coproduções Internacionais: de Goiás para o mundo – Com Angelisa Stein.

Auditório do Hotel Vila Boa
11:00 CONFERÊNCIA INTERNACIONAL:

·         “Contar nossa história: complicando a narrativa no documentário” – Com Michele Stephenson

Mediador: Pedro Novaes

Cine Teatro São Joaquim

 

Dia 25/06/2017 – (Domingo)
   HORÁRIO TEMA / PALESTRANTE LOCAL
09:30 FÓRUM DE CINEMA

MESA 3:

·         Política do Audiovisual: a integração entre união, estados e municípios – Com João Batista de Andrade – Ministro da Cultura,  Raquel Teixeira – Secretária de Estado da Educação, Cultura e Esportes e Pedro Novaes – GO FILMES.

Jardim da

Casa de Cora Coralina

 

De 22 a 25/06/2017 – (quarta-feira)
   HORÁRIO TEMA / PALESTRANTE LOCAL
09:00 ·         Encontro com realizadores – Roda de Conversa e Coletiva para Imprensa. Jardim da

Casa de Cora Coralina

MINICURSOS E OFICINAS DE CINEMA

De 21 a 23/06/2017  (de quarta a sexta-feira)
   HORÁRIO TEMA / MINISTRANTE                 LOCAL
Das 08:00 as 11:00 ·         Crítica de Cinema – Com José Vieira Mendes, coordenador da Green Film Network. (Oficina Internacional) UEG
Das 08:00 as 11:00 ·         Crítica de Cinema – Com Bruno Andrade, crítico de cinema, editor da Revista Foco. UEG
Das 08:00 as 11:00 ·         Análise Fílmica – Com Fabrício Cordeiro, crítico de cinema, editor da Revista Janela UEG
Das 08:00 as 11:00 ·         Trilha Sonora no Cinema – Com Eduardo Santos Mendes, professor da ECA/USP UEG
Das 08:00 as 11:00 ·         Direção de Arte e Cenografia – Com Benedito Ferreira, diretor de arte. UEG

LABORATÓRIOS – ABD CINE GOIÁS

De 21 a 24/06/2017(de quarta-feira a sábado)
   HORÁRIO TEMA / MINISTRANTE                 LOCAL
Das 10:00 às 13:00 ü   Laboratório de Desenvolvimento de Roteiro de Curta-metragem de Ficção e/ou Animação – Com Gabriel Martins –  (Filmes de Plásticos) UEG
Das 10:00 às 13:00 ü   Laboratório de Desenvolvimento de Roteiro de Curta-metragem de Documentário e/ou Experimental – Com Gustavo Vinagre Alves UEG
Das 10:00 às 13:00 ü  Laboratório de Projetos de Longa ou Obra Seriadas – Com Maurilio Martins – (Filmes de Plásticos) UEG

 ADVEG – ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES VISUAIS DO ESTADO DE GOIÁS

25/06/2017(Domingo)
   HORÁRIO TEMA / MINISTRANTE                 LOCAL
15:00 ü   Roda de Conversa Sobre Audiodescrição – Com Dra. Lívia Motta UEG

FÓRUM AMBIENTAL

Cidades Sustentáveis – Os Desafios do Século XXI

Dia 21/06/2017 (Quarta-feira)
   HORÁRIO TEMA / MINISTRANTE LOCAL
09:00 – 12:00 FÓRUM AMBIENTAL

Abertura: Apresentação Cultural

Mesa 1: Homenagem a Francois Houtart

·         Bens naturais e bens comuns: a questão ambiental como caminho para a sustentabilidade – Com Anastácio Peralta, Maria de Fátima Batista Barros (ANQ) e Rosana Ceballo Fernandes (ENFF)

Mediadora: Janaína Tude Sevá (UFG)

Convento do Rosário

 

Dia 22/06/2017 (Quinta-feira)
   HORÁRIO TEMA / MINISTRANTE LOCAL
09:00 – 12:00 FÓRUM AMBIENTAL

Abertura: Apresentação Cultural

Mesa 2:

·         Políticas Urbanas e Justiça Socioambiental – Com Ricardo Moretti (UFABC), Caroline Magalhães Lima (Faculdade do Vale do Jaguaribe) e Fernando Campos Costa (Coletivo Amigos da Terra – Brasil)

Mediador: Uelinton Rodrigues Barbosa (UEG)

Convento do Rosário

 

Dia 23/06/2017 (Sexta-feira)
   HORÁRIO TEMA / MINISTRANTE LOCAL
09:00 – 12:00 FÓRUM AMBIENTAL

Abertura: Apresentação Cultural

Mesa 3

·         Os grandes empreendimentos e a questão ambiental: impactos no campo e na cidade – Com Moema Miranda (IBASE), Joka Madruga (Fotógrafo) e Fernando Cabaleiro (Naturaleza de Derechos/Argentina)

Mediador: Márcio Venício Nunes

Jornal do Campo/TV Anhanguera

Convento do Rosário

 

Dia 24/06/2017 (Sábado-feira)
   HORÁRIO TEMA / MINISTRANTE LOCAL
09:00 – 12:00 FÓRUM AMBIENTAL

Abertura: Apresentação Cultural

Mesa 4

·         Cidade, Meio Ambiente e planejamento urbano: que cidade queremos? Para quem a queremos? – Com José Leme Galvão Júnior, Carlos Fernando de Moura Delphim (Consultor Ambiental), Leonardo Melgarejo (AGAPAN) e Roberto Rebés Abreu (Coletivo “A Cidade que Queremos”)

Mediador: João Paulo Oliveira Hugenim (UFG)

Convento do Rosário

 

Dia 25/06/2017 (Domingo)
   HORÁRIO TEMA / MINISTRANTE LOCAL
09:00 – 11:00 FÓRUM AMBIENTAL

Abertura: Apresentação Cultural

Mesa 4:

·         Transição Agroecológica: desafios para a produção de alimentos de forma justa e sustentável – Com Jean Marc von der Weid (AS-PTA) e Cinézio  Feliciano Peçanha (Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA))

Mediadora: Ana Cláudia de Lima Silva – Secretária Municipal de Meio Ambiente

Convento do Rosário

OFICINAS DE MEIO AMBIENTE

De 21 a 23/06/2017 (de quarta a sexta-feira)
   HORÁRIO TEMA / MINISTRANTE LOCAL
09:00 – 12:00 ·         Escola Sustentável – Com Márcia Maria de Paula  (UNIFIMES), Carlos de Melo e Silva (IFG), Bernadete M. de Sousa Jank (EMATER-GO) e Viviane E. dos Santos Abreu (IFG) Escola Municipal Santa Bárbara

 

09:00 – 12:00 ·         Gestão de Recursos Hídricos – Com João Ricardo Raizer (SECIMA) UEG
09:00 – 12:00 ·         Bacia do Araguaia: Dilemas e Perspectivas – Com Max Bayer (IESA/UFG) UEG/Bacia Bacalhau

 

09:00 – 12:00 ·         Planejamento Ambiental e Meio Ambiente – Com Everaldo Pastore (PUC-GO) UEG/Cidade de Goiás

 

 

Dia 23/06/2017 (Sexta-feira)
   HORÁRIO TEMA / MINISTRANTE LOCAL
08:00 – 12:00 ·         Oficina: Capoeira – Ancestralidade e atualidade – Com Mestre Cobra Mansa UFG – Sant’Ana

MINICURSOS DE MEIO AMBIENTE

De 21 a 23/06/2017 (de quarta a sexta-feira)
   HORÁRIO TEMA / MINISTRANTE LOCAL
09:00 – 12:00 ·         Meio Ambiente, Gestão e Planejamento em Cidades Históricas – Com Edinardo Rodrigues Lucas (UFG), Karine Oliveira (UFG) e Vinícius Polzin Druciaki (UEG) UEG

 

09:00 – 12:00 ·         O Novo Código Florestal e a Questão Ambiental no Campo e na Cidade  – Com Douglas de Oliveira Freitas (Coletivo Amigos da Terra – Brasil) UEG

 

LANÇAMENTO

24/06/2017(sábado)
   HORÁRIO TEMA / MINISTRANTE                 LOCAL
19:30 Lançamento

 

ü   “Cidades e Soluções” – Lançamento de Livro e Coletiva para Imprensa – Com André Trigueiro

Casa de Cora Coralina

PROGRAMAÇÃO FICA NA COMUNIDADE 2017

SHOWS, OFICINAS E APRESENTAÇÕES CULTURAIS

13/05/2017 (Sábado)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
20:00 VILA ESPERANÇA

CORTEJO AFOXÉ

Saída da Vila Esperança

 

De 19 a 23/06/2017 ( De segunda a sexta-feira)
HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
A partir das 08:30 Projeto Linha do Tempo

Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle”

Escola de Artes Plásticas Veiga Valle

 

20/06/2017 (Terça-feira)
HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
Das 08:00 às 12:00 Oficina de gastronomia

Receitas de Nádia Kóller

Responsável: Designer Ana Christina Rocha Lima em parceria com a Associação ASCORALINAS

Mercado Municipal
16:30 – concentração

17:00 –

Saída

Cortejo de Lançamento do Projeto FICA LIMPO – FICA 2017

Ciranda de Roda com Grupo Rosário de Cajá e Ronaldo Oliveira

Praça do Chafariz
17:00 “Roda de Capoeira na Comunidade”
Grupo de Capoeira Meninos de Angola
Praça do Coreto
21:30 Homenagem aos 15 anos de Patrimônio Mundial

Saraus de Vila Boa

Em frente ao Teatro São Joaquim

 

21/06/2017 (quarta-feira)
HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
A partir das

08:00

TENDA UPAGOYÁ – PROTETORES INDEPENDENTES Praça do Chafariz
Das 08:00 às 12:00 Oficina de gastronomia – Receitas de Nádia Kóller

Responsável: Designer Ana Christina Rocha Lima em parceria com a Associação ASCORALINAS/Prefeitura Municipal

Mercado Municipal
14:00 II Fórum de Comunidades Tradicionais Religiosas de Matrizes Africanas da Cidade de Goiás – “A sustentabilidade dos terreiros de candomblé da cidade de Goiás” Museu das Bandeiras
20:30 Cine Mercado

20h30 Exibição do Documentário “Flor do Moinho” – Diretora Érica Bauer –  Produtora Flor dos Santos – Associação ASCORALINAS/Prefeitura Municipal

Mercado Municipal

 

22/06/2017 (quinta-feira)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
A partir das

08:00

TENDA UPAGOYÁ – PROTETORES INDEPENDENTES Praça do Chafariz
Das 08:00 às 12:00 Oficina de bordado e poesia – Os Jardins da poeta: Boninas perfumadas e outras plebeinhas flores

Oficineiras: Solange Monteiro, Albaniza Peres, Diná Almeida e Ebe Lima Siqueira – ASCORALINAS/Prefeitura Municipal

Mercado Municipal
09:00 Espetáculo “O meu eu, bicho!”

UPAGOYÁ – PROTETORES INDEPENDENTES

Praça do Chafariz
17:00 Espetáculo “O meu eu, bicho!”

UPAGOYÁ – PROTETORES INDEPENDENTES

Praça do Chafariz
20:00 Apresentação Cultural – Tertúlia Vilaboense: Vozes Coralinas e convidados–  Associação ASCORALINAS/Prefeitura Municipal Mercado Municipal
20:40 Lançamento do vídeo Mulheres Coralinas Realização: Prefeitura Municipal e Associação ASCORALINAS

 

Mercado Municipal

 

23/06/2017 (Sexta-feira)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
A partir das

08:00

TENDA UPAGOYÁ – PROTETORES INDEPENDENTES Praça do Chafariz
Das 09:00 às 12:00 OFICINA

Práticas Agroecológicas e a Questão Ambiental

EFA – Escola Família Agrícola
17:00 Show com Carlos Rizzo e Poninha

 

Palco do Coreto
20:00 VI Roda de Conversa com o tema “Uma breve história do Feminismo II”  Profa. Eliesse Scaramal  UFG   – Associação ASCORALINAS Mercado Municipal
22:30 Show com Rute – “O Melhor da MPB” Palco do Coreto

 

24/06/2017 (Sábado)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
A partir das

08:00

TENDA UPAGOYÁ – PROTETORES INDEPENDENTES Praça do Chafariz
09:00 ORQUESTRA DE BERIMBAL e RODA DE CAPOEIRA ANGOLA NO MERCADO MUNICIPAL

UCAPRA – União da Capoeira Angola Pro-Adolescente

Mercado Municipal
Das 09:00 às 12:00 OFICINA

Práticas Agroecológicas e a Questão Ambiental

EFA – Escola Família Agrícola
10:00 52º Encontro de violeiros Mercado Municipal
17:00 Show com o grupo

Vila Boa Samba Àtoa

Palco do Coreto
22:45 Banda Velhos Caninos Praça do Coreto

 

25/06/2017 (Domingo)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
17:00 Roda de Samba

Conjunto Samba Matuto

Palco do Coreto

II TENDA DE PRÁTICAS POPULARES EM SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÁS / SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

20/06/2017 (terça-feira)
HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
7:30 às 17:00 I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde Mosteiro da Anunciação

 

21/06/2017 (quarta-feira)
HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
8:30 às 9:00 Abertura da Tenda de Práticas Populares de Saúde Praça do Chafariz
9:30 às 12:00 Roda de conversa: Água para consumo humano e os desafios da Região da Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho e estratégias para controle e vigilância da qualidade da água” Praça do Chafariz

 

21 a 23/06/2017 (de quarta a sexta)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
Das 9:00 às 12:00 Yoga Massagem Ayurvédica Praça do Chafariz
Das 9:00 às 12:00 Acupuntura Praça do Chafariz
Das 9:00 às 12:00 Intervalos durante as atividades com práticas corporais Praça do Chafariz

 

22/06/2017 (quinta-feira)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
8:00 às 9:00 Tai chi chuan no FICA Praça do Chafariz
9:00 às 12:00 Roda de conversa: “As práticas populares e plantas medicinais em saúde no SUS vilaboense e as políticas públicas em práticas integrativas e complementares em saúde no Brasil e no Estado de Goiás” Praça do Chafariz
9:00 às 12:00 Oficina “PANCs- Plantas Alimentícias Não Convencionais Vilaboenses” Praça do Chafariz
14:00 CIR Rio Vermelho Câmara Municipal de Goiás/ GO

 

23/06/2017 (Sexta-feira)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
8:00 às 9:00 Yoga no FICA Praça do Chafariz
9:30 às 12:00 Roda de conversa: “A Educação Popular em Saúde como ferramenta para a construção de novos modos de cuidar das pessoas” Praça do Chafariz
17:00 às 18:00 Oficina “Teatro do Oprimido” Praça do Chafariz

 

23 e 24/06/2017 (sexta e sábado)
HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
17:00 Feira de sementes e mudas, plantas medicinais e fitoterápicos e comidas com Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) Praça do Chafariz

 

24/06/2017 (Sábado)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
8:00 às 9:00 Yoga no FICA Praça do Chafariz
9:30 às 12:00 Oficina: Reconhecimento e utilização de espécies em remédios caseiros Praça do Chafariz
10:00 às 10:30 Cortejo da Tenda de Práticas Populares de Saúde ao Convento do Rosário Tenda de Práticas Populares de Saúde – Convento do Rosário
10:30 às 13:00 Conferência Livre Goiás Saudável – Saúde em todas as Políticas: Construção coletiva e dialogada da “CARTA DE VILA BOA” Convento do Rosário
17:00 às 18:00 Cenopoesia – Síntese Poética Praça do Chafariz

TENDA MULTIÉTNICA – POVOS DO CERRADO

UEG / SEDUCE

Dia 20/06/2017 – (Terça-feira)
HORÁRIO ATIVIDADES LOCAL
22:00

 

 

 

Abertura Oficial da Tenda Multiétnica

 

Reitor Universidade Estadual de Goiás

 

Secretaria de Estado de Educação

 

 

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

 

22:30

 

Atividade Cultural

Povos Indígenas, Quilombolas e Camponeses

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

 

Dia 21/06/2017 – (Quarta-feira)
   HORÁRIO ATIVIDADES LOCAL
08:30 – 08:45 Abertura do Manhã

Povos Indígenas, Quilombolas e Camponeses

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

08:45 – 10:45

 

 

Oficina 1

Jongo: dança afro-brasileira nascida nos quilombos

Espaço Cultural Vila Esperança

 

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

10:45 – 12:00

 

Oficina 2

Arte Indígena

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

14:00 – 14:15 Abertura da Tarde

Povos Indígenas, Quilombolas e Camponeses

 

 

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

19:30 – 22:30 Roda de Conversa 1

Resistência e territorialidade indígena no Brasil

Cleber Buzzato (CIMI), Inaldo da C. Vieira Serejo (Povo Gamela), Anastácio Peralta (Povo Guarani Kaiowá) e Damião Xavante (Povo Xavante)

 

Mediadora: Rosana de Jesus Diniz Santos (CIMI/Maranhão)

 

 

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

 

 

Dia 22/06/2017 – (Quinta-feira)
   HORÁRIO ATIVIDADES LOCAL
08:30 – 08:45

 

Abertura da Manhã

Povos Indígenas, Quilombolas e Camponeses

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

08:45 – 10:30

 

 

Oficina 3

Arte Indígena

 

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

 

10:30 – 12:00

 

Oficina 4

Vivência Indígena

Local: Espaço Cultural Vila Esperança – durante toda a manhã
10:30 – 12:00

 

Atividade Cultural

Povos Indígenas, Quilombolas e Camponeses

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

14:00 – 14:30

 

Abertura da Tarde

Povos Indígenas, Quilombolas e Camponeses

 

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

19:30 – 22:30 Roda de Conversa 2

Resistências Camponesas

Sandra Alves (MCP), Valdir Misnerovicz (MST) e Zelito Silva (Terra Livre)

 

Mediador: Antônio Canuto CPT

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

 

Dia 23/06/2017 – (Sexta-feira)
   HORÁRIO ATIVIDADES LOCAL
08:30 – 08:45

 

Abertura da Manhã

Povos Indígenas, Quilombolas e Camponeses

 

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

08:45 – 12:00

 

Oficina 5

Capoeira Angola

Mestre Cobra Mansa

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

08:45 – 10:30

 

Oficina 6

Arte Indígena

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

14:00 – 14:30 Abertura da Tarde

Povos Indígenas, Quilombolas e Camponeses

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

 

19:30 – 22:30

 

 

Roda de Conversa 3

Educação Multiétnica

Iranildo Tapirapé (Povo Tapirapé), Cristóvão Xavante (Povo Xavante), Rosana Fernandes (Via Campesina), Francisco Alves Barbosa (Coordenação da Educação do Campo, Indígena e Quilombola/SEDUCE)

 

Mediador: Marcos Antônio Cunha Torres (UEG)

 

Dia 24/06/2017 (Sábado)
   HORÁRIO ATIVIDADES LOCAL
08:30 – 09:00

 

Abertura da Manhã

Povos Indígenas, Quilombolas e Camponeses

 

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

09:00 – 12:00

 

Minicurso 1

Vida e Cultura Indígena

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

 

08:45 – 12:00

 

Oficina 7/Roda de Conversa

Feira de Troca de Sementes e Mudas

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

14:00 – 14:30

 

 

Abertura da Tarde

Povos Indígenas, Quilombolas e Camponeses

 

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

19:30 – 22:30 Roda de Conversa 4

Impactos e conflitos socioambientais pela água

Moema Miranda (IBASE), Paulo César Moreira Santos (CPT), José Divino Souza Júnior (SECIMA)

Juarez Rikbaktsa (Povo Rikbaktsa)

 

Mediadora: Isolete Wichinieski (Campanha Nacional em Defesa do Cerrado)

 

Praça Brasil Caiado

(Largo do Chafariz)

PROGRAMAÇÃO SECIMA – FICA 2017

Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos

De 21 a 25/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
A partir das 08:00 Olhares do Fica – exposição fotográfica coletiva IFG – Quartel do XX

 

Dias 21 e 22/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
A partir das 08:00 Circuito Nacional Tela Verde

Filmes:

Quanto vale 1/3? (43’49”)*

O que a gente quiser (10’12”)

Esgotado (11’59’)

Papo cabeça (12’20”)

 

IFG – Quartel do XX

 

De 21 a 23/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
Das 09:00 às 12:00 Mini-curso de Gestão em Recursos Hídricos UEG

 

Dias 22 e 23/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
08:30 Palestra Mulheres e igualdade IFG – Quartel do XX

 

Dia 23/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
A partir das 08:00 Mostra de vídeos de alunos da rede estadual IFG – Quartel do XX
Das 08 às 11:30 Oficina de documentário ambiental – Com Debora Torres Escola de Artes Plásticas Veiga Valle
Das 13:30 às 18:00 Oficina de documentário ambiental – Com Debora Torres CEPI – Alcide Jubé

 

Dia 24/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
A partir das 08:00 Sacolão Sustentável IFG – Quartel do XX

PROGRAMAÇÃO UFG – FICA 2017

De 21 a 23/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
Das 08:00 às 17:00 Banca da “Rede de Livrarias UFG” IFG – Quartel do XX
Das 09:00 às 12:00 Oficina

Cartografias Inventivas – Narrativas experimentais da Cidade de Goiás – com Lucas Felício, Danilo Souza e
Telles Lopes.

UEG / Cidade de Goiás
Das 09:00 às 12:00 Workshop

Revelando Becos e Trilhas: Expressões e Representações da Paisagem do Horto Botânico Vilaboense.

UEG
Das 09:00 às 18:00 EXPOSIÇÃO

Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira

Coordenação: Profa. Ms. Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso

Pátio Interno do IFG

Quartel do XX

 

De 21 a 25/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
Das 09:00 às 18:00 Exposição

“Diálogos Entre o Tempo”

Coordenação:  Nayara Joyse Silva Monteles e Suzete Almeida de Bessa

MUBAM – Museu das Bandeiras
Das 09:00 às 18:00 Exposição

“A Paisagem Vilaboense sob o Olhar dos Desenhadores Urbanos de Goiás” – Coordenação: Ariane Magda Borges
e Lucas Felício Costa

Biblioteca da UFG

 

Dias 22 e 23/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
Das 08:00 às 11:00 Minicurso/Oficina

O Direito à memória e as lutas sociais do campo – com Janaína Sevá (UFG), Stélia Castro (IBRAM), José Roberto Novaes (UFRJ) e Ricarda Canozo (UNICAMP)

MUBAM – Museu das Bandeiras

 

Dia 23/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
Das 09:00 às 13:00 Minicurso

Mulheres do Brasil em Cena – com Ana Carolina Eiras Coelho Soares e Esdra Basilio

UEG
 A parir das 09:00 Planetário

“Conhecendo o Universo”

Quadra da UAECH

UFG – Unidade Sant’Ana

 

Dia 24/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
A parir das 09:00 Planetário

“Conhecendo o Universo”

Quadra da UAECH

UFG – Unidade Sant’Ana

17:00 Oficina de Ritmos Afrobrasileiros

Bloco do Caçador / Instituto Fará Imorá

Largo da Carioca
19:30 Cortejo Bloco do Caçador

Instituto Fará Imorá

Saída do Largo da Carioca

 

Dia 25/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
Das 14:30 às 16:30 Minicurso/Oficina

O Direito à memória e as lutas sociais do campo – com Janaína Sevá (UFG), Stélia Castro (IBRAM), José Roberto Novaes (UFRJ) e Ricarda Canozo (UNICAMP)

UFG – Unidade Sant’Ana

PROGRAMAÇÃO IFG – FICA 2017

Dia 21/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
20:30 At Land

Exibição performance ao vivo pela Orquestra dos Objetos Ordinários (IFG – Campus Cidade de Goiás)

 

Cine Teatro São Joaquim

 

De 21 a 23/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
Das 09:00 às 12:00 Oficina de Adaptação Literária para TV ou Cinema: A hora dos ruminantes, de José J. Veiga – Com Myriam Pessoa Nogueira (IFG) UEG
Das 08:00 às 12:00 Minicurso de formação de professores: Saberes do Corpo e do Ambiente – Com Prof. Diogo de

Souza Pinto (IFG) e Eliete dos Santos Miranda

Vila Esperança

 

De 21 a 25/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
Das 09:00 às 18:00 “FICA na Feira”

Feira de Artesanato dos alunos do IFG em parceria com a Associação dos Artesãos

Praça do Chafariz

Em frente ao Quartel do XX

A partir das 10:00 Enxovia Forte – Cine instalação

Direção: Cris Ventura

MUBAM – Museu das Bandeiras

 

Dia 23/06/2017
   HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
17:00 “Água Preta” – performance de Naira Rosana, com participação de Ádria Borges e Viviane Evangelista Saída da Praça do Chafariz

 PROGRAMAÇÃO MUSICAL FICA 2017

Dia 20/06/2017 – (Terça-feira)
   HORÁRIO APRESENTAÇÃO LOCAL
19:00 Abertura Oficial Teatro São Joaquim
21:30 Saraus de Vila Boa Em frente ao Teatro São Joaquim

 

Dia 21/06/2017 – (Quarta-feira)
HORÁRIO APRESENTAÇÃO LOCAL
19:30 Show Com a Corda Toda – Pedro Braga e Luiz Chaffin Igreja São Francisco
20:30 Show Clarão – Banda Terra Cabula Palácio Conde dos Arcos
21:15 Sr. Blan Chu Palácio Conde dos Arcos

 

Dia 22/06/2017 – (Quinta-feira)
HORÁRIO APRESENTAÇÃO LOCAL
19:30 Concerto Medieval – Grupo Uccelli Igreja São Francisco
20:30 Show Encalço – Brunno Moreno Palácio Conde dos Arcos
21:15 Valter Mustafé MPBlues Palácio Conde dos Arcos

 

Dia 23/06/2017 – (Sexta-feira)
HORÁRIO APRESENTAÇÃO LOCAL
19:30

 

20:10

Pedro Vaz e Jefferson Amorim Duo
Brasil In Trio – interpreta Alessandro Branco
 

Igreja São Francisco

20:30 Nilton Rabello Palácio Conde dos Arcos
21:15 Show O Mesmo Mar que Nega a Terra Cede à Sua Calma – Bruna Mendez

 

Palácio Conde dos Arcos

 

Dia 24/06/2017 – (Sábado)
HORÁRIO APRESENTAÇÃO LOCAL
19:30 Show Rua 57 – Grupo Vida Seca Igreja São Francisco
20:30 Banda de Câmara Tonico do Padre Igreja do Rosário
20:30 Show Esteta – Laércio Correntina Palácio Conde dos Arcos
21:15 Show A Ideia do Novo Não Para – TonZêra Palácio Conde dos Arcos
22:00 Show  “Destemperado” – Jukebox From Hell Palácio Conde dos Arcos

 

Dia 25/06/2017 – (Domingo)
HORÁRIO APRESENTAÇÃO LOCAL
19:00 Show Molho Pardo – Pádua Praça de Eventos
20:00 Diogo Nogueira & Hamilton de Holanda Praça de Eventos

PROGRAMAÇÃO GERAL FICA 2017

20/06/2017 (Terça-feira)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
A partir das 08:00 FICA NA COMUNIDADE

II Tenda de Prática Populares em Saúde

Prefeitura Municipal / Secretaria Municipal de Saúde

Praça do Chafariz
Das 08:00 às 12:00 Oficina de gastronomia

Associação ASCORALINAS

Mercado Municipal
Das 08:00 às 20:00 Credenciamento de Convidados, Imprensa e Cineastas Quartel do XX

(IFG)

A partir das 08:30 FICA NA COMUNIDADE

Projeto Linha do Tempo

Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle”

Escola de Artes Plásticas Veiga Valle
16:30 -Concentração

17:00 – Saída

FICA NA COMUNIDADE

Cortejo de Lançamento do Projeto FICA LIMPO – FICA 2017

Saída da Praça do Chafariz

 

17:00 FICA NA COMUNIDADE

“Roda de Capoeira na Comunidade”
Grupo de Capoeira Meninos de Angola

Praça do Coreto
19:00 Cerimônia de Abertura do FICA 2017 Cine Teatro São Joaquim
19:30 Mostra Paralela do Cinema Brasileiro

Caminho do Mar – do diretor Bebeto Abrantes

Cine Teatro São Joaquim
21:30 Homenagem aos 15 anos de Patrimônio Mundial

Saraus de Vila Boa

Em frente ao Teatro São Joaquim
22:00 Abertura da Tenda Multiétnica – Povos do Cerrado (UEG/SEDUCE) Praça do Chafariz

 

21/06/2017 (Quarta-feira)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
A partir das 08:00 FICA NA COMUNIDADE

II Tenda de Prática Populares em Saúde

Prefeitura Municipal / Secretaria Municipal de Saúde

Praça do Chafariz
A partir das 08:00 ESPAÇO SECIMA FICA

 

IFG – Quartel do XX
A partir das

08:00

FICA NA COMUNIDADE

TENDA UPAGOYÁ – PROTETORES INDEPENDENTES

Praça do Chafariz
08:00 IX Mostra Infantil FICA Animado Cine Teatro São Joaquim e

Cine Cora Coralina (UEG)

Das 08:00 as 11:00 MINICURSOS E OFICINAS DE CINEMA UEG
Das 08:00 às 12:00 Oficina de gastronomia

ASCORALINAS/Prefeitura Municipal

Mercado Municipal
Das 08:00 às 17:00 Banca da “Rede de Livrarias UFG” IFG – Quartel do XX
Das 08:00 às 20:00 Credenciamento de Convidados, Imprensa e Cineastas Quartel do XX

(IFG)

A partir das 08:30 FICA NA COMUNIDADE

Projeto Linha do Tempo

Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle”

Escola de Artes Plásticas Veiga Valle
A partir das 08:30 Tenda Multiétnica – Povos do Cerrado

UEG/SEDUCE

Praça do Chafariz
08:30 Café da manhã com Manoel Rangel Jardim da

Casa de Cora Coralina

Das 08:00 às 12:00 Minicurso de formação de professores: Saberes do Corpo e do Ambiente Vila Esperança
Das 09:00 às 12:00 Oficina de Adaptação Literária para TV ou Cinema: A hora dos ruminantes, de José J. Veiga UEG
Das 09:00 às 12:00 MMINICURSOS E OFICINAS DE MEIO AMBIENTE UEG
Das 09:00 às 12:00 FÓRUM AMBIENTAL Convento do Rosário
Das 09:00 às 18:00 “FICA na Feira”

Feira de Artesanato dos alunos do IFG em parceria com a Associação dos Artesãos

Praça do Chafariz

Em frente ao Quartel do XX

Das 09:00 às 18:00 Exposição

Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira

Pátio Interno do IFG

Quartel do XX

Das 09:00 às 18:00 Exposição

“Diálogos Entre o Tempo”

MUBAM – Museu das Bandeiras
Das 09:00 às 18:00 Exposição

“A Paisagem Vilaboense sob o Olhar dos Desenhadores Urbanos de Goiás”

Biblioteca da UFG
09:30 Encontro com realizadores do filme de abertura do FICA 2017

 

Jardim da

Casa de Cora Coralina

A partir das 10:00 Enxovia Forte – Cine instalação

 

MUBAM – Museu das Bandeiras
11:00 FÓRUM DE CINEMA

 

Cine Teatro São Joaquim
14:00 FICA NA COMUNIDADE

II Fórum de Comunidades Tradicionais Religiosas de Matrizes Africanas da Cidade de Goiás”

Museu das Bandeiras
15:00 às 17:00 Mostra Competitiva FICA 2017 Cine Teatro São Joaquim e

Cine Cora Coralina (UEG)

18:00 às 19:30 Mostra Competitiva FICA 2017 Cine Teatro São Joaquim e

Cine Cora Coralina (UEG)

19:30 Mostra ABD Cine Goiás Cine Teatro São Joaquim
19:30 Show Com a Corda Toda – Pedro Braga e Luiz Chaffin Igreja São Francisco
20:30 Show Clarão – Banda Terra Cabula Palácio Conde dos Arcos
20:30 Cine Mercado

ASCORALINAS/Prefeitura Municipal

Mercado Municipal
21:15 Sr. Blan Chu Palácio Conde dos Arcos
21:00 Mostra Paralela do Cinema Brasileiro Cine Teatro São Joaquim

 

22/06/2017 (Quinta-feira)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
A partir das 08:00 FICA NA COMUNIDADE

II Tenda de Prática Populares em Saúde

Prefeitura Municipal / Secretaria Municipal de Saúde

Praça do Chafariz
A partir das 08:00 ESPAÇO SECIMA FICA

 

IFG – Quartel do XX
A partir das

08:00

FICA NA COMUNIDADE

TENDA UPAGOYÁ – PROTETORES INDEPENDENTES

Praça do Chafariz
08:00 IX Mostra Infantil FICA Animado Cine Teatro São Joaquim e

Cine Cora Coralina (UEG)

Das 08:00 as 11:00 MINICURSOS E OFICINAS DE CINEMA UEG
Das 08:00 às 11:00 Minicurso/Oficina

O Direito à memória e as lutas sociais do campo

MUBAM – Museu das Bandeiras
Das 08:00 às 12:00 Minicurso de formação de professores: Saberes do Corpo e do Ambiente Vila Esperança
Das 08:00 às 12:00 FICA NA COMUNIDADE

Oficina de bordado e poesia

ASCORALINAS/Prefeitura Municipal

Mercado Municipal
Das 08:00 às 17:00 Banca da “Rede de Livrarias UFG” IFG – Quartel do XX
Das 08:00 às 20:00 Credenciamento de Convidados, Imprensa e Cineastas Quartel do XX

(IFG)

A partir das 08:30 Tenda Multiétnica – Povos do Cerrado

UEG/SEDUCE

Praça do Chafariz
A partir das 08:30 FICA NA COMUNIDADE

Projeto Linha do Tempo

Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle”

Escola de Artes Plásticas Veiga Valle
Das 09:00 às 12:00 MINICURSOS E OFICINAS DE MEIO AMBIENTE UEG
Das 09:00 às 12:00 Oficina de Adaptação Literária para TV ou Cinema: A hora dos ruminantes, de José J. Veiga UEG
Das 09:00 às 12:00 FÓRUM AMBIENTAL Convento do Rosário
Das 09:00 às 18:00 “FICA na Feira”

Feira de Artesanato dos alunos do IFG em parceria com a Associação dos Artesãos

Praça do Chafariz

Em frente ao Quartel do XX

Das 09:00 às 18:00 Exposição

Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira

Pátio Interno do IFG

Quartel do XX

Das 09:00 às 18:00 Exposição

“Diálogos Entre o Tempo”

MUBAM – Museu das Bandeiras
09:30 Encontro com realizadores Jardim da

Casa de Cora Coralina

A partir das 10:00 Enxovia Forte – Cine instalação

 

MUBAM – Museu das Bandeiras
11:00 FÓRUM DE CINEMA Cine Teatro São Joaquim
15:00 às 17:00 Mostra Competitiva FICA 2017 Cine Teatro São Joaquim e

Cine Cora Coralina (UEG)

17:00 FICA NA COMUNIDADE

Espetáculo “O meu eu, bicho!”

UPAGOYÁ

Praça do Chafariz
20:00 FICA NA COMUNIDADE

Tertúlia Vilaboense ASCORALINAS/Prefeitura Municipal

Mercado Municipal
20:40 FICA NA COMUNIDADE

Lançamento do vídeo Mulheres Coralinas Prefeitura Municipal e Associação ASCORALINAS

Mercado Municipal
18:00 às 19:30 Mostra Competitiva FICA 2017 Cine Teatro São Joaquim e

Cine Cora Coralina (UEG)

19:30 Mostra ABD Cine Goiás Cine Teatro São Joaquim
19:30 Concerto Medieval – Grupo Uccelli Igreja São Francisco
20:30 Show Encalço – Brunno Moreno Palácio Conde dos Arcos
21:00 Mostra Paralela do Cinema Brasileiro Cine Teatro São Joaquim
21:15 Valter Mustafé MPBlues Palácio Conde dos Arcos

 

23/06/2017 (Sexta-feira)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
A partir das 08:00 FICA NA COMUNIDADE

II Tenda de Prática Populares em Saúde

Prefeitura Municipal / Secretaria Municipal de Saúde

Praça do Chafariz
A partir das 08:00 ESPAÇO SECIMA FICA

 

IFG – Quartel do XX
A partir das

08:00

FICA NA COMUNIDADE

TENDA UPAGOYÁ – PROTETORES INDEPENDENTES

Praça do Chafariz
Das 08:00 as 11:00 MINICURSOS E OFICINAS DE CINEMA UEG
Das 08:00 às 11:00 Minicurso/Oficina

O Direito à memória e as lutas sociais do campo

MUBAM – Museu das Bandeiras
Das 08:00 às 12:00 Minicurso de formação de professores: Saberes do Corpo e do Ambiente Vila Esperança
Das 08:00 às 12:00 Oficina: Capoeira – Ancestralidade e atualidade UFG – Sant’Ana
Das 08:00 às 17:00 Banca da “Rede de Livrarias UFG” IFG – Quartel do XX
Das 08:00 às 20:00 Credenciamento de Convidados, Imprensa e Cineastas Quartel do XX

(IFG)

A partir das 08:30 Tenda Multiétnica – Povos do Cerrado

UEG/SEDUCE

Praça do Chafariz
A partir das 08:30 FICA NA COMUNIDADE

Projeto Linha do Tempo

Escola de Artes Plásticas “Veiga Valle”

Escola de Artes Plásticas Veiga Valle
09:00 Mostra de Lançamento Cine Cora Coralina (UEG)
 A parir das 09:00 Planetário

“Conhecendo o Universo”

Quadra da UAECH

UFG – Unidade Sant’Ana

A partir das 10:00 Enxovia Forte – Cine instalação

 

MUBAM – Museu das Bandeiras
Das 09:00 às 12:00 MINICURSOS E OFICINAS DE MEIO AMBIENTE UEG
Das 09:00 às 12:00 Oficina de Adaptação Literária para TV ou Cinema: A hora dos ruminantes, de José J. Veiga UEG
Das 09:00 às 12:00 FÓRUM AMBIENTAL Convento do Rosário
Das 09:00 às 12:00 FICA NA COMUNIDADE

OFICINA

Práticas Agroecológicas e a Questão Ambiental

EFA – Escola Família Agrícola
Das 09:00 às 13:00 Minicurso

Mulheres do Brasil em Cena

UEG
Das 09:00 às 18:00 “FICA na Feira”

Feira de Artesanato dos alunos do IFG em parceria com a Associação dos Artesãos

Praça do Chafariz

Em frente ao Quartel do XX

Das 09:00 às 18:00 Exposição

Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira

Pátio Interno do IFG

Quartel do XX

Das 09:00 às 18:00 Exposição

“Diálogos Entre o Tempo”

MUBAM – Museu das Bandeiras
09:30 Encontro com realizadores Jardim da

Casa de Cora Coralina

11:00 FÓRUM DE CINEMA Cine Teatro São Joaquim
15:00 às 17:00 Mostra Competitiva FICA 2017 Cine Teatro São Joaquim e

Cine Cora Coralina (UEG)

17:00 FICA NA COMUNIDADE

Show com Carlos Rizzo e Poninha

 

Palco do Coreto
17:00 “Água Preta” – performance Saída da Praça do Chafariz
18:00 às 19:30 Mostra Competitiva FICA 2017 Cine Teatro São Joaquim e

Cine Cora Coralina (UEG)

19:30 Mostra ABD Cine Goiás Cine Teatro São Joaquim
20:00 FICA NA COMUNIDADE

VI Roda de Conversa com o tema “Uma breve história do Feminismo II”  ASCORALINAS

Mercado Municipal
19:30

 

20:10

Pedro Vaz e Jefferson Amorim Duo
Brasil In Trio – interpreta Alessandro Branco
 

Igreja São Francisco

20:30 Nilton Rabello Palácio Conde dos Arcos
21:00 Mostra Paralela do Cinema Brasileiro Cine Teatro São Joaquim
21:15 Show O Mesmo Mar que Nega a Terra Cede à Sua Calma – Bruna Mendez Palácio Conde dos Arcos
21:30 Mostra Uranium Film Festival Cine Teatro São Joaquim
22:30 FICA NA COMUNIDADE

Show com Rute – “O Melhor da MPB”

Palco do Coreto

 

24/06/2017 (Sábado)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
A partir das 08:00 FICA NA COMUNIDADE

II Tenda de Prática Populares em Saúde

Prefeitura Municipal / Secretaria Municipal de Saúde

Praça do Chafariz
A partir das 08:00 ESPAÇO SECIMA FICA

 

IFG – Quartel do XX
A partir das

08:00

FICA NA COMUNIDADE

TENDA UPAGOYÁ – PROTETORES INDEPENDENTES

Praça do Chafariz
Das 08:00 às 20:00 Credenciamento de Convidados, Imprensa e Cineastas Quartel do XX

(IFG)

08:00 WORKSHOP GOFILMES Auditório do Hotel Vila Boa
A partir das 08:30 Tenda Multiétnica – Povos do Cerrado

UEG/SEDUCE

Praça do Chafariz
09:00 Mostra UEG – FICA Cine Cora Coralina (UEG)
09:00 ORQUESTRA DE BERIMBAL e RODA DE CAPOEIRA ANGOLA

UCAPRA

Mercado Municipal
 A parir das 09:00 Planetário

“Conhecendo o Universo”

Quadra da UAECH

UFG – Unidade Sant’Ana

Das 09:00 às 12:00 FÓRUM AMBIENTAL Convento do Rosário
Das 09:00 às 12:00 FICA NA COMUNIDADE

OFICINA

Práticas Agroecológicas e a Questão Ambiental

EFA – Escola Família Agrícola
Das 09:00 às 18:00 “FICA na Feira”

Feira de Artesanato dos alunos do IFG em parceria com a Associação dos Artesãos

Praça do Chafariz

Em frente ao Quartel do XX

Das 09:00 às 18:00 Exposição

“Diálogos Entre o Tempo”

MUBAM – Museu das Bandeiras
09:30 Encontro com realizadores Jardim da

Casa de Cora Coralina

10:00 52º Encontro de violeiros Mercado Municipal
A partir das 10:00 Enxovia Forte – Cine instalação

 

MUBAM – Museu das Bandeiras
11:00 CONFERÊNCIA INTERNACIONAL Cine Teatro São Joaquim
14:30 às 17:00 Mostra Competitiva FICA 2017 Cine Teatro São Joaquim e

Cine Cora Coralina (UEG)

17:00 Show com o grupo

Vila Boa Samba Àtoa

Palco do Coreto
17:00 Oficina de Ritmos Afrobrasileiros

Bloco do Caçador / Instituto Fará Imorá

Largo da Carioca
18:00 às 19:30 Mostra Competitiva FICA 2017 Cine Teatro São Joaquim e

Cine Cora Coralina (UEG)

19:30 “Cidades e Soluções” – Lançamento do Livro – Com André Trigueiro Casa de Cora Coralina
19:30 Cortejo Bloco do Caçador

Instituto Fará Imorá

Saída do Largo da Carioca
19:30 Show Rua 57 – Grupo Vida Seca

 

Igreja São Francisco
20:00 I Mostra SANEAGO de Filmes Temáticos Sobre Água Cine Teatro São Joaquim
20:30 Banda de Câmara Tonico do Padre Igreja do Rosário
20:30 Show Esteta – Laércio Correntina Palácio Conde dos Arcos
21:15 Show A Ideia do Novo Não Para – TonZêra Palácio Conde dos Arcos
22:00 Show  “Destemperado” – Jukebox From Hell Palácio Conde dos Arcos
22:45 Banda Velhos Caninos Praça do Coreto

 

25/06/2017 (Domingo)
   HORÁRIO ATIVIDADE                 LOCAL
09:30 FÓRUM DE CINEMA

 

Jardim da

Casa de Cora Coralina

09:00 FÓRUM AMBIENTAL Convento do Rosário
Das 09:00 às 18:00 “FICA na Feira”

Feira de Artesanato dos alunos do IFG em parceria com a Associação dos Artesãos

Praça do Chafariz

Em frente ao Quartel do XX

Das 09:00 às 18:00 Exposição

“Diálogos Entre o Tempo”

MUBAM – Museu das Bandeiras
09:00 I Mostra com Audiodescrição Cine Cora Coralina (UEG)
09:30 Encontro com realizadores Jardim da

Casa de Cora Coralina

A partir das 10:00 Enxovia Forte – Cine instalação

 

MUBAM – Museu das Bandeiras
11:00 Cerimônia de Premiação Mostra ABD Cine Goiás Cine Teatro São Joaquim
11:30 Cerimônia de Premiação Mostra Competitiva FICA 2017 Cine Teatro São Joaquim
15:00 Roda de Conversa sobre Audiodescrição – Com Dr. Lívia Mota UEG
Das 14:30 às 16:30 Minicurso/Oficina

O Direito à memória e as lutas sociais do campo

UFG – Unidade Sant’Ana
17:00 Roda de Samba

Conjunto Samba Matuto

Praça do Coreto
19:00 Show Molho Pardo – Pádua Praça de Eventos
20:00 Diogo Nogueira & Hamilton de Holanda Praça de Eventos
 Cine Teatro São Joaquim  e Cine Cora Coralina (UEG) – Dia 21/06/2017 (Quarta-feira) – Das 15:00 às  17:09
Filme Sinopse Diretor Gên. País Dur.
Histoires de la plaine Nos pampas argentinos, as terras ao redor de Colônia Hansen estão entre as mais férteis do mundo. Por um longo período, milhares de vacas pastavam ali a céu aberto. Dizia-se que o melhor bife era o argentino. “Histoires de la Plaine” revolve essas terras que já ninguém ara \ e faz surgirem histórias de um passado sob a sombra de desaparecimentos e de um presente marcado pelo sacrifício de seres humanos, animais e meio-ambiente pelo uso de pesticidas e pela monocultura. Christine Seghezzi Documentário FRA 72min.
Ninguém nasce no paraíso No paraíso da ilha de Fernando de Noronha espécies em extinção, como a tartaruga marinha, encontram políticas de preservação. Já a espécie humana encontra-se em risco de extinção diante da proibição de nascimentos na ilha, quando as gestantes são expulsas aos 7 meses de gravidez. Alan Schvarsberg Documentário BRA-DF 25min.

 

Algo do que Fica Avó e neta estão de mudança da casa onde vivem no centro de Goiânia, ao lado do lote do acidente do Césio 137. Em breve a casa será demolida para a construção de um museu. Enquanto isso, uma estranha presença orbita pela casa. Benedito Ferreira Ficção BRA-GO 23min.
The Reflection of Power Na capital mais secreta do mundo, uma multidão assiste a um show, enquanto um desastre ameaça toda a cidade… Mihai Grecu Documentário FRA 09min.
129

 

 

Cine Teatro São Joaquim  e Cine Cora Coralina (UEG) – Dia 21/06/2017 (Quarta-feira) – Das 18:00 às  19:30
Filme Sinopse Diretor Gên. País Dur.
Railment Num cenário contínuo, seu movimento físico se mantém na mesma posição. A velocidade da continuidade e o seu movimento aceleraram e, gradualmente, causam uma distorção. Shunsaku Hayashi Animação JAP 10min.
El Ruido de los trenes Num povoado no sul do Chile, chamado San Rosendo, funcionou, até o fim dos anos 1970, uma grande instalação ferroviária. Hoje, só passam dois trens por dia: um pela manhã e outro pela tarde. O filme descreve o que acontece no povoado entre as passagens desses trens: as atividades que os habitantes realizam, os espaços que ocupam e os trajetos que percorrem. Pequenos gestos que mostram a relação entre o homem e a paisagem num lugar que está desaparecendo. Cristian Saldía Documentário CHI 67min.
Da Margem do Rio o Mar Breve filme ensaio sobre a beira da rua. Rei Souza Documentário BRA-GO 13min.
  90min 

 

 

Cine Teatro São Joaquim  e Cine Cora Coralina (UEG) – Dia 22/06/2017 (Quinta-feira) – Das 15:00 às  17:03
Filme Sinopse Diretor Gên. País Dur.
Roozegari Hamoun Desde que o Lago Hamoun secou, inúmeros problemas ambientais e sociais apareceram na região do Sistão, sudeste do Irã. O fim do lago trouxe pobreza, emigração e a extinção de trabalhos tradicionais e locais. Este documentário retrata a atual situação do Lago Hamoun e os problemas das pessoas ao seu redor. Mohammad Ehsani Documentário IRÃ 35min.
Ty siudy bolsh ne verneshsia Verão. Uma idosa retorna à sua casa. Um dia após outro, ela tenta reviver esse lugar quase abandonado e coberto por grama. Dmitri Makhomet Documentário BIELORRÚSSIA 78min.
Der Block No meio das estepes do Quirguistão, uma fundação que remonta à era soviética vem ganhando importância cada vez maior no dia a dia dos nômades Nadine Boller Documentário SUÍÇA 10min.
123min.

 

Cine Teatro São Joaquim  e Cine Cora Coralina (UEG) – Dia 22/06/2017 (Quinta-feira) – Das 18:00 às  19:29
Filme Sinopse Diretor Gên. País Dur.
Terra e Luz Em um futuro próximo, o ser humano foi praticamente dizimado por criaturas que se assemelham a vampiros. Neste mundo em que a noite é mortal, um homem tenta sobreviver a qualquer custo, ao mesmo tempo em que tem a chance de recuperar sua própria humanidade. Renné França Ficção BRA-GO 74min.
L’Ours Noir Regra #1: Nunca alimente os ursos. Regra #2: Não se aproxime a menos de 100 metros. Regra #3: Evite surpreender os ursos. Regra #4: Mantenha o seu cachorro na coleira. Agora que você conhece as regras, nós desejamos a você uma agradável estadia no parque natural dos ursos negros. Méryl Fortunat-Rossi e Xavier Séron Ficção FRA/BEL 15min.
89

 

Cine Teatro São Joaquim  e Cine Cora Coralina (UEG) – Dia 23/06/2017 (Sexta-feira) – Das 15:00 às  17:04
Filme Sinopse Diretor Gên. País Dur.
Aprés le Volcan  A terra treme, cinzas caem do céu. Há um fogo que os bombeiros não conseguem apagar. Os aldeões decidem se refugiar na floresta. Cercados por criaturas selvagens, uma nova vida começa. Léo Favier Ficção FRA 18min.
Strana Udeche Este filme nos leva ao mundo dos Udehe – um povo indígena do Extremo Oriente da Rússia. Segundo o censo de 2010, sua população caiu para 1.490 almas… Ivan Golovnev Documentário RUS 26min.
Extremos: Viaje a Karukinka A Terra do Fogo vive um presente de oposições, de polaridades, de extremos. Suas paisagens, a flora e a contrastante cidade em incessante crescimento se oferecem como tela para projetar imagens da comunidade selk’nam, fazendo o presente e o passado conviverem num mesmo tempo narrativo. Através de mapeamento e montagem, a história articula a confluência de rituais próprios e condutas contemporâneas, em diferentes situações cotidianas da região. “Extremos” é um convite a refletir sobre o fato de que que todos somos um mesmo ser. Federico Molentino e Juan Manuel Ferraro Documentário ARG 26min.
Ici, Personne Ne Meurt Mina de ouro Perma, Benim. Alguns sonham encontrar algo, outros descobrem que não há nada a ser encontrado. Alguns cavam implacavelmente na esperaça de se tornarem ricos, outros morrem no processo. E alguns deles dizem que aqui, ninguém morre. Simon Panay Documentário FRA 15min.
El Buzo Mergulhei no mar, mergulhei com meus filhos, eu gosto, mas prefiro aqui, como se fosse um espaço meu, onde posso fazer algo pelos demais. Esteban Arrangoiz Documentário MEX 15min.
Tarja Preta “Tarja Preta” é um curta documentário sobre uma pequena cidade do interior do Brasil, Itacuruba. Descobriu-se que se trata da cidade com o maior número percentual de pessoas que sofrem de depressão no País. Este projeto tenta através dos moradores, apresentar todas as ligações entre eles, sua cidade e seus medicamentos, para assim compreender melhor o que se passa lá e o que fez esta cidade ficar assim. Documentário BRS-PE 24min.
  124

 

Cine Teatro São Joaquim  e Cine Cora Coralina (UEG) – Dia 23/06/2017 (Sexta-feira) – Das 18:00 às  19:32
Filme Sinopse Diretor Gên. País Dur.
Contagem Regressiva A cidade do Rio de Janeiro foi dilacerada pela realização dos megaeventos. Durante a preparação para os Jogos Olímpicos, toda a já histórica tradição de violência de Estado e terrorismo racial se intensificou na cidade maravilhosa. Luis Carlos de Alencar Documentário BRASIL-RJ 93min.
  93min.

 

Cine Teatro São Joaquim  e Cine Cora Coralina (UEG) – Dia 24/06/2017 (Sábado) – Das 14:30 às  17:12
Filme Sinopse Diretor Gên. País Dur.
Martírio A grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através das filmagens de Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio. Vincent Carelli, com co-direção de Tita e Ernesto de Carvalho Documentário BRA-PE 162min.
162min

 

Cine Teatro São Joaquim  e Cine Cora Coralina (UEG) – Dia 24/06/2017 (Sábado) – Das 18:00 às  19:34
Filme Sinopse Diretor Gên. País Dur.
Däwit Um lobinho, um anjo, um gato. O filme, animado na técnica de corte de madeira, conta a história de uma criança abandonada que cresce com lobos, após sua mãe resgatá-la de seu violento pai. Depois de uma viagem enigmática, cheia de privações e em busca de sua identidade, ela encontra paz no perdão. David Jansen Animação ALE 14min.
Real Conquista Em Goiânia, no bairro Real Conquista, uma mulher, marcada por um forte passado de violência, luta por melhores condições de vida. Fabiana Assis Documentário BRA-GO 15min.
Em torno do Sol Em 1989 uma intensa tempestade solar causou o histórico blackout que assolou o Canadá e arredores… Muito Tempo depois o aumento das interferências solares tornou os equipamentos eletrônicos itens obsoletos… o uso de eletricidade é raro na Terra. Obsolescência programada, dependência de energia… convivendo com as escolhas tortuosas dos seus antepassados, Senhor X busca novas possibilidades. Julio Castro e Vlamir Cruz Ficção BRA-RN 12min.
Automatic Fitness Uma poesia labiríntica sobre o automatismo humano, uma reflexão sobre nossa relação cotidiana com o tempo e com o dinheiro, uma tragicomédia animada que brinca com a ideia de uma aceleração que a tudo permeia. “Automatic Fitness” fala do sufocamento provocado pela loucura cotidiana e pelos automatismos em que somos forçados a viver, trabalhar, respirar, pensar e existir. É uma paródia deste já envelhecido e assim chamado “estilo de vida moderno”. Alberto Couceiro & Alejandra Tomei Animação ALE 21min.
Subsolos “Subsolos” conta a história de um solitário porteiro de uma mineradora que vaga entre funções e oportunidades de trabalho dentro da indústria, e uma mulher que mora na fronteira de uma cava de mineração. Por causa do crescimento da cava, Rita é a última moradora que resiste ao fim do bairro e sobrevive em meio às ruínas. Rômulo, perdido entre grandes paisagens entrópicas e produtivas, decide seguir com o minério rumo a outro continente.

 

Simone Cortezão Ficção BRA-PE 31min.
93min.
Cine Teatro São Joaquim   – Dia 21/06/2017 (Quarta-feira) – ESTRANHO-FAMILIAR – Das 19:30 às  21:00h
Filme Sinopse Diretor Gên. Cidade Dur.
A Noiva do Coelhinho Adaptação do conto homônimo dos Irmãos Grimm, A Noiva do Coelhinho conta a história de uma menina que tenta enfrentar um intruso em sua horta. O filme aborda temas como cárcere privado, violência doméstica e abuso infantil.

 

Rafael Franco Animação Goiânia 11’40”
Família s2 Através do fluxo de fotos, memes, vídeos e mensagens de voz, o cotidiano monossilábico das pessoas que compõe um grupo de whatsapp é exposto trazendo à tona seus preconceitos, crenças, posições políticas, valores e inúmeros “bom dia”.

 

João Henrique Pacheco Experimental Goiânia 06’10”
Mãe, Acorda a Vovó José não consegue chegar a tempo para o funeral de sua avó. Cássio Domingos Ficção Goiânia 14’
Água Dura Muitas águas contêm os cátions cálcio (Ca2+(aq)), magnésio (Mg2+(aq)) e ferro II (Fe2+(aq)), que vêm acompanhados dos ânions carbonato, bicarbonato, cloreto e ou sulfato. É a quantidade dos cátions citados, principalmente o cálcio e o magnésio, que determina a dureza da água. Márcia Deretti & Márcio Jr Experimental Goiânia 03’
Sódio Giovani tenta mostrar para Lúcio algumas ideias que encontrou na internet. Marcos Bruno Borges & Pedro Gomes Ficção Goiânia 08’36”
Umbral – Depois de Morrer O universo pós morte é visto em primeira pessoa nesse curta experimental de ficção. O pesadelo, a agonia e a busca por respostas imprimem o sofrimento de quem morreu e não se preparou antes de partir. E quem está preparado para partir? Thomaz Magalhães Experimental Goiânia 04’20’
Procura-se Marina Por alguns minutos acompanhamos Marina da saída da sua escola até a janela do seu quarto. Nesse trajeto, observamos e conhecemos um pouco do seu universo, nos tornando seus cúmplices irrevogáveis. Marina é e não é, e quem nunca? Yolanda Margarida Ficção Cidade de Goiás 10’55”
Outro Rolê Pelas Encruzilhadas de Roça Asfaltada – um rude múuuuvie Correndo em um rude labirinto um sujeito rumina sua formação existencial até encontrar o próprio rosto.

 

Marcelo Pereira Silva do Vale Experimental Goiânia 08’43”
Da Margem Do Rio o Mar Breve filme ensaio sobre a beira da rua Rei Souza Documentário Anápolis 13’
  80’

 

Cine Teatro São Joaquim  – Dia 22/06/2017 (Quinta-feira)  BRAZILIAN NUGGETS  – Das 19:30 às  21:00h
Filme Sinopse Diretor Gên. Cidade Dur.
Estou na Cachoeira Um grupo de estudantes encontra Césio, um senhor que trabalha como guia turístico da Cachoeira e Mata das Andorinhas, na Cidade de Goiás. Do encontro, nasce um documentário sobre o homem que não é só um guia, mas o guardião de um santuário encantado, rodeado de mistérios.

 

Lucas Matheus da Silva Prado Documentário Cidade de Goiás 21’03”
Uma visita ” Uma visita” é um documentário poético sobre o processo criativo do artista plástico Siron Franco. A intenção é levar o espectador a uma visita lúdica a seu atelier e a uma imersão em suas obras. João Novaes Documentário Goiânia 11’09”
Altar A idéia de um olhar sobre o existencialismo religioso, influente, cronológico tradicionalmente, especial, comovente com seus protagonistas realistas, simbólicos, folclóricos cheios de fé, louvores, romaria, caridades, esperanças, votos e presentificação do fenômeno milagre. Divino Conceição Experimental Goiânia 25’31”
Assim Nascem as Amoras “São pequenas porém ricas no sabor. Falo de um pé de amora que não foi semado, mas sim encontrado no quintal de casa”.

 

Larry Sullivan Experimental Goiânia 04’34”
O Violeiro Fantasma O Violeiro fantasma com o som de sua viola, apresenta um sertão mágico e psicodélico através da poesia de cordel.

 

Wesley Rodrigues Animação Aparecida de Goiânia 06’50”
Mademoiselle do Rap Um pouco da vida, trajetória e luta contra o preconceito de Lulu Monamour, que se auto-intitula o primeiro cantor de rap assumidamente homossexual no Brasil.

 

Raphael Gustavo da Silva Documentário Goiânia 17’57”
  86”

 

Cine Teatro São Joaquim  – Dia 23/06/2017 (Sexta-feira)  PAISAGENS DA MEMÓRIA – Das 19:30 às  21:00h
Filme   Diretor Gên. Cidade Dur.
Aquelas Ondas Um viajante em contato com outros mundos através de aparelhos digitais, expressa reflexões sobre direitos e conflitos de identidades e nacionalidades. Rochane Torres Experimental Goiânia 15’20”
A Câmera de João Uma faixa de luz passa por uma pequena perfuração, e se faz imagem. João descobriu que fotografias são heranças. Tothi Cardoso Ficção Goiânia 21’51”
Hora do Brincar Um exercício sobre a observação do espaço, e do tempo de crianças e adolescentes ligados em suas comunidades.

 

Daniel Duarte Experimental Anápolis 09’17”
Algo do Que Fica Avó e neta estão de mudança da casa onde vivem no centro de Goiânia, ao lado do lote do acidente do Césio 137. Em breve a casa será demolida para a construção de um museu. Enquanto isso, uma estranha presença orbita pela casa. Benedito Ferreira Ficção Goiânia 23’06”
Real Conquista Em Goiânia, no bairro Real Conquista, uma mulher, marcada por um forte passado de violência, luta por melhores condições de vida. Fabiana Assis Documentário Goiânia 14’15”
  83’
Filme de Abertura do 19º  FICA  –  Cine Teatro São Joaquim   – Dia 20/06/2017 (Terça-feira) – 19:30   
Filme Sinopse Diretor Gên. País Dur.
Caminho do Mar

 

“Caminho do mar”, pergunta: se a água é elemento fundamental, por que tanto desrespeito ambiental, com um rio estratégico como o Paraíba do Sul? Bebeto Abrantes

 

Documentário BRA-RJ 86min.

 

Cine Teatro São Joaquim   – Dia 21/06/2017 (Quarta-feira) – 21:00 
Filme Sinopse Diretor Gên. País Dur.
At Land

Exibição performance ao vivo pela Orquestra dos Objetos Ordinários (IFG – Campus Cidade de Goiás)

Silenciosamente, uma mulher desperta numa praia onde as ondas quebram ao contrário. A paisagem de seus sonhos se desdobra enquanto ela tenta encontrar uma peça de xadrez que viaja da praia a uma festa, de uma estrada perdida, por casas vazias, rios subterrâneos até desaguar novamente no mar.

 

Maya Deren Ficção EUA 15min.
O Colar de Coralina

 

 Um filme de Reginaldo Gontijo com Letícia Sabatella, inspirado no poema de Cora Coralina “O Prato Azul Pombinho”. Nele a poeta conta um episódio dramático de sua infância. Lúdico, poético, permeado de fantasia, um filme para toda família. Reginaldo Gontijo Drama BRA-GO 77 min.

 

Cine Teatro São Joaquim   – Dia 22/06/2017 (Quinta-feira) – 21:00 
Filme Sinopse Diretor Gên. País Dur.
No Intenso Agora Documentário político que justapõe, através de imagens de arquivo, uma série de acontecimentos diferentes da década de 1960, como: a revolta estudantil em Paris, a Primavera de Praga em meio a dominação da União Soviética e a China de 1966 sob o regime de Mao, experienciado pela mãe do diretor na época. João Moreira Salles Documentário BRA 127min.

 

MOSTRA PARALELA DO CINEMA BRASILEIRO

LANÇAMENTO COMEMORATIVO

122 anos de Nascimento (1895 – 2017)

100 anos de publicação de Tropas e Boiadas (1917 -2017)

 Cine Teatro São Joaquim   – Dia 23/06/2017 (Sexta-feira) – 21:00  
Filme Sinopse Diretor Gên. País Dur.
Hugo

 

Hugo é um filme de ficção baseado na vida do escritor goiano, o regionalista Hugo de Carvalho Ramos. É atemporal e perpassa pela infância do escritor, em sua relação de amor incondicional pelo pai e irmão, o que vai de encontro ao amadurecer literário e intelectual do jovem com seus anseios e dores da alma. Aborda sua curda vida na juventude, bem como o seu não lugar no mundo, sua paixão e nostalgia pelo sertão de Goiás. Lázaro Ribeiro Ficção BRA-GO 28min.
Cine Teatro São Joaquim  e Cine Cora Coralina (UEG) – Dia 21/06/2017 (Quarta-feira) – Das 08:00 às 09:00
Filme Sinopse Diretor Gên. Local de produção Dur.
Dar Panah-e Baloot A representação de um esquilo iraniano abrigado nos carvalhos, e os desafios da vida deste pequeno roedor. Neste documentário, a maneira de viver do esquilo iraniano vem sendo estudada. As florestas de carvalho, localizadas na Província de Ilam, servem como abrigo para este pequeno animal. Existem muitos perigos trazidos pelos seres humanos durante a sua vida, como poder ser caçado ou sua moradia ser destruída. Mehdi Noormohammadi Documentário Irã 55 min

 

Cine Teatro São Joaquim  e Cine Cora Coralina (UEG) – Dia 22/06/2017 (Quinta-feira) – Das 08:00 às 09:00
Filme Sinopse Diretor Gên. Local de produção Dur.
Where Have the Flowers Gone

 

Um porquinho perseguindo o sonho numa grande fábrica, mas, na realidade, todos os seus esforços parecem em vão, até mesmo o de matar a si mesmo. O conceito é inspirado pelos filmes clássicos do cinema mudo, Metrópolis e Tempos Modernos. O título baseia-se na música “Para onde foram todas as flores?”. A música original usa o desaparecimento das flores, contando o desaparecimento das pessoas na guerra. Aqui está um símbolo de um porquinho perdendo a cabeça na cidade. Sin-hong Chan Animação China 7 min
O Violeiro Fantasma

 

O Violeiro fantasma com o som de sua viola, apresenta um sertão mágico e psicodelico através da poesia de cordel. Wesley Rodrigues Animação BRA – GO 7 min
Au Revoir Balthazar Um corvo medonho, uma tempestade, uma perna quebrada. O som ressonante de uma concha do mar. Partindo para sempre.

 

Rafael Sommerhalder Animação Alemanha 9 min
O Caçador de Árvores Gigantes Uma arca enterrada revelava um mapa, com o caminho para Árvores Gigantes. Encontrada por um curioso menino que agora com ajuda de seu amigo Bicho­do­mato vão a caça das Árvores Gigantes, que acreditam estarem presas no céu. Assim começa esta aventura, onde um menino e seu amigo buscam resgatar das Árvores Gigantes do céu. Anttonio Pereira

 

Animação Porto Alegre – RS 10 min
 Automatic Fitness É uma poesia labiríntica sobre o automatismo humano. Uma reflexão sobre nossa relação cotidiana com o tempo e com o dinheiro. Uma tragicomédia animada que brinca com o conceito de toda uma aceleração de permeação. É sobre o estrangulamento de uma loucura diária e os automatismos, sobre o quais somos forçados a viver, trabalhar, respirar, pensar e: existir. É uma paródia deste já envelhecido e então chamado “estilo de vida moderno”. Alberto Couceiro & Alejandra Tomei Animação Alemanhã 22 min
Cine Teatro São Joaquim  – Dia 24/06/2017 (Sábado) – 20:00
Filme Sinopse Diretor Gên. Local de produção Dur.
Ilha Um dia na pequena ilha de Boipeba. Seus pescadores ainda vivem de modo tradicional, saem ao mar em barquinhos a motor e canoas, recorrem a pé os arrecifes, praias e manguezais em busca de sustento. Porém, o mundo de fora colocou já faz tempo seus olhos neste ideal moderno do paraíso tropical. A mudança parece inexorável. “ilha” se afasta do modelo narrativo do cinema social e ambiental clássico e oferece um olhar contemplativo a um lugar, umas pessoas, um ritmo e modo de viver na beira da mudança. Daniel de la Calle Documentário ESP 55min.
Belo Monte: Um mundo onde tudo é possível Uma grande inundação aconteceu no coração da Amazônia, a floresta e parte da cidade de Altamira são inundadas pelas águas.A gigantesca parede de cimento da barragem de Belo Monte parou o curso do rio Xingu e um canal de 12,4 milhas,construído dentro da floresta desvia o curso do rio no meio da floresta.A consagração de uma das construções mais controversas da história brasileira. Uma barragem localizada na fronteira das maiores terras indígenas do planeta. Alexandre Bouchet Documentário BRA-RJ 70min.
Milagres Através de relatos sobre memórias e vivências marcantes, mulheres compartilham seus vínculos com o mar dos Milagres. Adalberto Oliveira Documentário BRA-PE 20min.
A Cor Laranja Em novembro de 2015, a barragem de minérios de fundão rompeu no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana/MG. Os rejeitos tóxicos atingiram o Rio Doce, percorrendo cerca de 600 KM até o mar, no norte do Espírito Santo. E o Doce tornou-se um outro rio, amargo. Ficaram as memórias e a saudade. Karina de Abreu e Pedro Cavalcante Documentário BRA-RJ 14min.
Kokota: the Islet of Hope Acompanhe a busca solitária de um homem para ajudar uma ilha vizinha a se adaptar às mudanças climáticas. Esse curta apresenta os espectadores a uma população resiliente, que vive nas linhas de frente das mudanças de clima e conta a história de como esses improváveis herois conseguiram adaptar-se de forma inovadora ao aquecimento climático. Esse filme inspirador prova que simples soluções podem causar grandes impactos. Craig Norris Documentário Tanzânia 29min.
Olho de Peixe Localizada no canto direito da praia de Copacabana, a colônia de pescadores Z-13 tem sua importância, não apenas por seu valor poético e fora do tempo, mas pela sua resistência política no espaço. Os pescadores vivenciam em seu cotidiano o ofício da pesca artesanal exercida há muitos anos. O filme, através de um olhar sensorial num cenário imagético e sonoro, se aproxima do ritmo impresso pela vida no mar e sua intrínseca relação com o “homem pescador”. Diogo Nonato e Icaro Cooke Documentário BRA-RJ 15min.

 

 

 

 

Cine Teatro São Joaquim  – Dia 23/06/2017 (Sexta-feira) – 21:30
Filme Sinopse Diretor Gên. Local de produção Dur.
Sete Anos de Inverno Um menino de 7 anos é explorado como catador de objetos de valor na zona de exclusão de Chernobyl para venda no mercado negro. Filmado em Chernobyl, esta ficção revela os efeitos devastadores do acidente nuclear até para quem nasceu décadas depois.

 

Marcus Schwenzel

 

Ficção Alemanha/Dinamarca/Ucrânia 22min
Abita. Crianças De Fukushima Esta é a história de 360.000 crianças de Fukushima que não podem mais brincar na rua por causa da contaminação radioativa. Sobre os seus sonhos e realidade. Um filme poético e muito sensível. O filme é o trabalho de conclusão de curso de Shoko Hara e Paul Brenner em Media Design na Baden-Wuerttemberg Cooperative University, Alemanha. Sob a orientação do Professor Klaus Birk, Alexander Hanowski e Martin Hesselmeier. Shoko Hara e Paul Brenner Animação Alemanha 4min
Quarto Escuro (Darkroom)

 

Estamos assistindo um homem em sua rotina matinal. Ele não conhece as consequências de seus atos cotidianos para a sustentabilidade do Planeta. A energia elétrica está conectada à produção nuclear, à mineração do urânio e às contaminações de substâncias radioativas no ambiente.

 

Anna Luisa Schmid

 

Animação Alemanha 4min
Pedra Podre Seria cômico se não fosse trágico. No litoral sul do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, na praia de Itaorna, cujo nome significa Pedra Podre na língua indígena, foi o local escolhido para a construção das usinas nucleares do Brasil, Angra 1, Angra 2 e agora Angra 3. Com humor irônico, o filme mostra que, em caso de um acidente nas usinas, a segurança oficial e o plano de evacuação para proteger a população local e os turistas são, no mínimo, uma piada.  A grande questão é: o que mudou de lá para cá?

 

Eva Lise Silva, Ligia Girão, Stela Grisotti e Walter Behr

 

Documentário BRA – RJ 26min
A Curiosidade Mata (Curiosity Kills)

 

O uso de elementos radioativos não se resume à produção de eletricidade, estando presente na agricultura, indústria e medicina. Todos esses usos produzem igualmente ambientes de risco que precisam ser informados à população. Esta divertida ficção alerta para o perigo da manipulação acidental de substâncias radioativas, como ocorreu em Goiânia. Sander Maran Fiçção Estônia 14min
Amarelinha Uma das primeiras vítimas do acidente radioativo em Goiânia, com o césio-137, foi uma criança de 6 anos. Onde ficou os seus sonhos e brincadeiras? Angêlo Lima Ficção BRA- GO 4min
Césio 137 – O Brilho Da Morte

 

O filme aborda as consequências de quem foi exposto direta ou indiretamente pelo acidente radiológico de Goiânia, ocorrido em 1987, e evidencia a falta de preparo daqueles que deveriam orientar formas de prevenção. Os relatos nos fazem refletir sobre o conhecimento técnico existente nos órgãos de fiscalização e controle para o caso de um acidente com material radioativo. A falta de informação alimenta até hoje a estigmatização dos contaminados que sobrevivem com extrema dificuldade, e dos moradores das áreas próximas aos locais onde a fonte do aparelho radiológico foi violado num ferro velho. Luiz Eduardo Jorge

 

Documentário BRA – GO 24min
Revista Da Morte O uso de radiação ionizante na inspeção de segurança dos presídios de Vila Velha e

Viana, no Espírito Santo, podem ter causado 22 abortos em série. Tanto nos hospitais quanto nos portos, aeroportos e presídios, os trabalhadores, pacientes e clientes são expostos à radiação sem o menor controle das doses absorvidas. O problema revelado no filme é sistemático e se repete em todo o país.

Laércio Tomaz Documentário BRA – ES 32min
Dia 20/06/2017 – (Terça-feira)
   HORÁRIO APRESENTAÇÃO LOCAL
19:00 Abertura Oficial Teatro São Joaquim
21:30 Saraus de Vila Boa Em frente ao Teatro São Joaquim

 

Dia 21/06/2017 – (Quarta-feira)
HORÁRIO APRESENTAÇÃO LOCAL
19:30 Show Com a Corda Toda – Pedro Braga e Luiz Chaffin Igreja São Francisco
20:30 Show Clarão – Banda Terra Cabula Palácio Conde dos Arcos
21:15 Sr. Blan Chu Palácio Conde dos Arcos

 

Dia 22/06/2017 – (Quinta-feira)
HORÁRIO APRESENTAÇÃO LOCAL
19:30 Concerto Medieval – Grupo Uccelli Igreja São Francisco
20:30 Show Encalço – Brunno Moreno Palácio Conde dos Arcos
21:15 Valter Mustafé MPBlues Palácio Conde dos Arcos

 

Dia 23/06/2017 – (Sexta-feira)
HORÁRIO APRESENTAÇÃO LOCAL
19:30

 

20:10

Pedro Vaz e Jefferson Amorim Duo
Brasil In Trio – interpreta Alessandro Branco
 

Igreja São Francisco

20:30 Nilton Rabello Palácio Conde dos Arcos
21:15 Show O Mesmo Mar que Nega a Terra Cede à Sua Calma – Bruna Mendez

 

Palácio Conde dos Arcos

 

Dia 24/06/2017 – (Sábado)
HORÁRIO APRESENTAÇÃO LOCAL
19:30 Show Rua 57 – Grupo Vida Seca Igreja São Francisco
20:30 Banda de Câmara Tonico do Padre Igreja do Rosário
20:30 Show Esteta – Laércio Correntina Palácio Conde dos Arcos
21:15 Show A Ideia do Novo Não Para – TonZêra Palácio Conde dos Arcos
22:00 Show  “Destemperado” – Jukebox From Hell Palácio Conde dos Arcos

 

Dia 25/06/2017 – (Domingo)
HORÁRIO APRESENTAÇÃO LOCAL
19:00 Show Molho Pardo – Pádua Praça de Eventos
20:00 Diogo Nogueira & Hamilton de Holanda Praça de Eventos