Como tomar anticoncepcional: dicas e medicamentos

O anticoncepcional é um método contraceptivo com 99% de eficácia e utilizado por milhões de mulheres que desejam evitar a gravidez e alguns casos até mesmo como tratamento hormonal. Porém, apesar de estar há anos no mercado e hoje em dia ser amplamente acessível ainda existem mulheres que não sabem como tomar anticoncepcional da maneira correta e assim acabam tendo problemas com a pílula.

Nesse artigo vamos mostrar como ela deve ser tomada para que você tenha toda a eficácia desse medicamento.

Como tomar anticoncepcional pela primeira vez

A primeira vez que você vai tomar anticoncepcional pode ser a mais complicada de entender, principalmente para mulheres que não sabem que existem diferentes tipos de pílula e que cada uma possui uma maneira de ser tomada.

Então a primeira coisa que você deve saber é qual é a sua pílula, pois existem anticoncepcionais de 21 dias, 24 dias, 28 dias e contínuos. Cada um deles tem maneiras diferentes de serem tomada.

A eficácia deles é a mesma, mas a diferença está em sua composição hormonal. Por isso, antes de começar a tomar a pílula anticoncepcional procure o seu médico para que ele prescreve a mais adequada para o seu organismo.

Como tomar anticoncepcional de 21 dias

Se a sua pílula é a de 21 comprimidos, ou seja, você irá tomar durante 21 dias regulamente. A cartela de anticoncepcional vem numerada, dessa maneira você consegue saber qual é o primeiro a ser tomado e seguir a sequência. Algumas pílulas vem com dias da semana, então você deve começar pelo dia da semana que estiver ingerindo o primeiro comprido e ir seguindo.

Para tomar a pílula pela primeira vez, o comprimido deve ser tomado no 1º dia da menstruação e depois você irá seguir a cartela até acabar os 21 comprimidos. Ao fim da cartela você deve fazer uma pausa de 7 dias e no 8º dia deve voltar a tomar os comprimidos de anticoncepcional, mesmo que não tenha tido sangramento da menstruação.

Anticoncepcional de 24 dias

Se você vai tomar o anticoncepcional de 24 dias pela primeira vez, o processo é parecido com o de 21 dias. Pois você deve tomar o primeiro comprimido no primeiro dia da sua menstruação. Então se você comprou uma cartela no fim da sua menstruação, você deve esperar a próxima para começar a tomar. Pois isso faz com que o ciclo fique regulado e também que o medicamento tenha eficácia.

A diferença da pílula de 24 dias é que a pausa feita deve ser de apenas 4 dias. Portanto se nesse período a sua menstruação não vier, você deve voltar a tomar a pílula no 5 dia da mesma maneira.

Pílula de 28 dias

Assim como os outros tipos de pílula o anticoncepcional de 28 dias também deve ser tomado pela primeira vez no primeiro dia da menstruação. Porém, nesse tipo de medicamento não existe pausa após o fim da cartela, por isso você deve imediatamente começar a tomar a outra cartela.

Essa pílula é indicada em casos mais específicos, pois a dose hormonal é diferente. Por isso, antes de começar a tomar esse tipo de medicamento consulte seu médico.

Tem horário para tomar?

O horário para tomar a pílula pode ser escolhido a vontade, porém é necessário tomar sempre no mesmo horário. Além disso, se esquecer de tomar por um dia, no dia seguinte deve-se tomar duas pílulas no lugar de apenas uma.

Como tomar anticoncepcional injetável

Algumas pessoas não conseguem se adaptar a pílula anticoncepcional, seja esquecendo de tomar um ou outro comprimido ou até mesmo por não se adaptar aos comprimidos. Por isso existe a opção de tomar o anticoncepcional injetável. Existem duas opções, a mensal e a trimestral

Como tomar anticoncepcional injetável mensal

Ele deve ser aplicado na própria farmácia por um farmacêutico ou enfermeiro. Na primeira vez deve ser tomado no primeiro dia da menstruação ou até cinco dias depois que ela vier. Nos meses seguintes deve ser tomado sempre 30 dias depois.

Trimestral

O trimestral também deve ser aplicado no primeiro dia da menstruação ou no máximo 7 dias depois. As injeções seguintes devem ser tomadas a cada 90 dias, com no máximo sete dias de diferença para que se tenha eficácia.

Medicamentos anticoncepcionais

Existe no mercado uma variedade de medicamentos anticoncepcionais, o que varia na maioria dos casos é a quantidade de hormônios e os dias da cartela. Por isso é sempre recomendado procurar um médico para que ele saiba qual a necessidade hormonal que seu corpo precisa e assim recomendar o melhor para você e que irá se adaptar melhor.

Entre os mais conhecidos pode-se citar:

  • Selene
  • Diane 35
  • Yasmin
  • Tamisa 20
  • Microvlar
  • ciclo 21
  • Iumi
  • Mirelle
  • Yaz
  • Adoless
  • Gestinol
  • Elani 28

Eles podem ser comprados na farmácia não precisa de receita para adquirir, os preços variam de região para região e de medicamento a medicamento. Existem pílulas que custam menos de R$ 5 reais e pílulas que custam mais de R$ 100 reais. Além disso, também é possível adquirir gratuitamente nos postos de saúde, desde que faça um cadastro.

Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida. Agradeço a visita desde já!

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...