Fies e ProUni 2019 – Inscrições e resultados (passo a passo)

Fies 2019 – Inscrições e resultados (passo a passo)

Em busca de ingressar no Ensino Superior em 2019, mas sem nota suficiente para se inscrever no Sisu e sem dinheiro para pagar uma faculdade particular? Já pensou em tentar o FIES 2019, mas não sabe como funciona ou como se inscrever? Então esse é o artigo que você está buscando!

Aqui vamos explicar tudo o que você precisa para conseguir o financiamento do seu curso superior, podendo realizar o sonho de se qualificar e ter uma profissão sem passar apertos financeiros.

Quer saber como? Então continue lendo e confira!

Inscrições para o FIES 2019

Todos os anos o MEC divulga o calendário de inscrições nos seus programas educacionais, o primeiro deles é o Sisu, que é o processo de seleção para as Universidades Federais e Estaduais. Depois o Programa Universidade Para Todos, Prouni e então o Fies, que é o Financiamento Estudantil.

As inscrições para o Fies 2019 são realizadas logo após o Prouni, pois os alunos que não conseguem bolsas integrais podem financiar a diferença no valor das mensalidades.

O Fies 2019 tem inscrições duas vezes ao ano, uma no início do ano, para os alunos do primeiro semestre. E outra inscrição no segundo semestre, e os alunos podem se inscrever mesmo que já estejam matriculados.

O processo de seleção é feito pelo site do Fies no http://fies.mec.gov.br. O aluno deve acessar o site e depois seguir os seguintes passos:

  • Insira o número da inscrição do Enem
  • Selecione o curso e instituição de ensino onde foi aprovado
  • Preencha os dados pessoais e socioeconômicos
  • Finalize e envie a inscrição.

Requisitos para Fies 2019

Para participar do Fies 2019 os estudantes podem já estar cursando o ensino superior, mas não podem ter cumprindo mais de 80% da carga horária total do curso. Além disso, é preciso atender a outros requisitos para participar desse programa de financiamento estudantil.

  • Ter feito o Enem no ano anterior
  • Ter nota média maior que 450 no Enem e não ter tirado 0 na Redação
  • Renda familiar bruta de até 3 salários mínimos

Resultado Fies 2019

O resultado do Fies é divulgado uma semana após o final das inscrições e os candidatos podem consultar no site oficial http://fies.mec.gov.br se conseguiram o financiamento ou não. Caso sejam aprovados devem levar os documentos até o setor financeiro da sua faculdade para a assinatura do contrato do Fies 2019.

Caso o Fies seja feito com o banco, então será necessário assinar o contrato com o banco também. O candidato que não comprovar que se enquadra nos requisitos do programa pode ser desclassificado.

Documentos para o FIES

Se você conseguiu o FIES 2019, ainda é preciso reunir os documentos para a assinatura do contrato do financiamento estudantil. Para isso, você precisa de reunir:

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de Residência
  • Comprovante de matrícula

Pagamento do Fies 2019

O Fies não é uma bolsa, mas sim um financiamento e como tal é necessário que o aluno pague o valor financiado. Esse pagamento pode ser feito após a formatura e o estudante conta com um período de carência para começar a pagar. Assim ele pode se inserir no mercado de trabalho e conseguir então pagar as parcelas.

Porém, durante o curso é necessário pagar a cada trimestre um valor referente aos juros do Fies 2019. Esse valor varia de curso para curso, mas não passa de R$ 50 reais a cada 3 meses.

Novo Fies

Em 2019 o Governo lançou o Novo Fies, que tem como objetivo trazer mais facilidade para os candidatos que desejam ter acesso ao programa.

Com o Fies 2019 é possível ter juros zero, dependendo da renda familiar, e condições de pagamento que vão se adaptar a renda do beneficiário e com prestações que não ultrapassem o seu limite de renda.

Além disso, agora é possível que candidatos com renda per capita de até 5 salários-mínimos por pessoa também tentem o financiamento, a partir de fundos de investimentos de bancos privados.

Dessa maneira, mais candidatos podem ter acesso ao ensino superior e contar com o auxílio do financiamento estudantil para pagar as mensalidades do curso escolhido.

Prazo para pagamento Fies

Após a formatura e o início do pagamento do Fies, o aluno tem o período de até o dobro do curso para realizar o pagamento. Ou seja, quem realizar um curso de 4 anos, pode pagar em até 8 anos. Dessa maneira, as parcelas são baixas e você ainda conta com o período da carência para se programar para começar a pagar.

Prouni 2019 – Inscrições e resultados (passo a passo)

Entrar na Universidade é um sonho de muitos estudantes, porém, não são todos que conseguem uma vaga em uma instituição pública pelo Sisu. Mas isso não é motivo para desanimar, pois, existem outras maneiras de ter acesso ao ensino superior. E mesmo que você não tenha condições de pagar por uma faculdade privada, por fazer um curso em uma dessas instituições com o auxílio do Prouni 2019.

Quer saber como se inscrever, quando saem os resultados e todas informações necessárias? Então continue lendo que vamos explicar tudo para você, não perca!

O que é o Prouni?

Prouni, também conhecido como Programa Universidade Para Todos, é destinado aos estudantes de escolas públicas ou que fizeram ensino médio em escolas particulares com bolsa de estudo integral, e que possuem baixa renda.

Com esse programa é possível fazer um curso superior em instituição de ensino privada conveniada com bolsas de estudo que podem chegar até a 100%. As bolsas variam de 25%, 50%, 75% e 100% e o aluno ainda pode financiar o restante do valor da mensalidade.

Inscrições no Prouni 2019

Para realizar a inscrição no Prouni 2019 é necessário que você tenha feito a prova do Enem 2019, pois a nota dela é necessária para a seleção. Além disso, é necessário ter tirado mais de 450 pontos nas provas objetivas e não pode ter zerado a prova de redação. Se você está dentro desses requisitos então siga os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial do Prouni prouniportal.mec.gov.br
  • Leia o manual sobre as bolsas
  • Acesse as inscrições
  • Preencha o cadastro com suas informações, faculdade escolhida, Número da inscrição do Enem e outras informações que podem ser solicitadas.

Finalize a sua inscrição e envie o sua solicitação de bolsa.

Resultados Prouni 2019

Os resultados são divulgados no site do Prouni ou no site oficial do MEC, o aluno selecionado também receberá um email caso seja aprovada sua bolsa para o Prouni 2019. Lembrando que de acordo com o seu cadastro e preenchimento da inscrição é que o candidato será destinado a uma das opções de bolsas, seja ela integral ou elas parciais.

Os alunos que forem aprovados no Prouni 2019 e garantirem a sua vaga no seu tão sonhado curso superior devem observar o cronograma do MEC para realizar matrícula diretamente na faculdade onde foram aceitos, caso ainda não estejam matriculados.

Uma vez que é possível se inscrever no Prouni já estando matriculado e cursando o ensino superior, nesse caso só é necessário informar no setor financeiro a condição de bolsista do Prouni para que seja alterado o cadastro na instituição.

Lista de espera Prouni

Assim como acontece com o Sisu, o Prouni 2019 também possui lista de espera. Porém ela funciona de maneira diferente, uma vez que o aluno pode já iniciar os estudos, mesmo que ainda não tenha conseguido o benefício da bolsa.

Porém, você deve pagar as mensalidades e a matrícula integralmente, uma vez que não existe a garantia de que irá ser selecionado ou quando será selecionado para o programa.

Ao ser selecionado é possível pedir para ter as mensalidades pagas reembolsadas.

Como participar da Lista de espera Prouni 2019

Para participar da lista de espera do Prouni 2019 é necessário demonstrar interesse pessoalmente no departamento de bolsas da instituição de ensino onde você está estudando. Para isso, vá com seus documentos pessoais, número de matrícula ou carteirinha para preencher o cadastro.

Respeite o prazo que consta no cronograma oficial, pois não serão admitidos alunos após esse período.

Quem pode participar do Prouni 2019?

Para participar do Prouni os alunos devem estar dentro dos requisitos abaixo:

  • Ser professor da rede pública interessado em cursos de licenciatura
  • Ter cursado ensino médio em escola pública integralmente
  • Ter cursado ensino médio em escola particular com bolsa de 100%
  • Ter deficiência
  • Para bolsa integral a renda familiar bruta mensal não pode ultrapassar um salário mínimo e meio por pessoa.

É preciso pagar o Prouni depois de formado?

O Prouni não precisa de ser pago após a formatura, sendo assim ele não é um financiamento de estudos, mas sim uma bolsa para que os estudantes que não têm condições de pagar pelo ensino superior.

Então se você conseguir uma bolsa de 100% do Prouni, pode ficar tranquilo, pois ao final do curso, não será necessário pagar nada a mais pelo anos de estudo. Mas caso consiga apenas uma bolsa parcial, então deverá arcar com a diferença dos valores da mensalidade do curso.

Alguma dúvida sobre o Prouni 2019? Deixe um comentário que responderemos assim que possível!

Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida. Agradeço a visita desde já!

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

1 comentário em “Fies e ProUni 2019 – Inscrições e resultados (passo a passo)”

Os comentários estão encerrado.