Simulação de empréstimo online (passo a passo)

A simulação de empréstimo online é um serviço que milhares de pessoas buscam mensalmente. Afinal, esta é a maneira mais cômoda e mais tranquila para realizar uma pesquisa de mercado sobre quais são as melhores opções de crédito para ajudar nos momentos de dificuldade financeira.

Evitar agências bancárias e pontos de atendimento sempre passa na cabeça durante essas horas: muitos evitam por uma sensação de constrangimento e outros por simplesmente não estarem com disposição de ouvir longos discursos de vendas.

E, para quem tem medo de usar o computador ou o celular para fazer essas simulações, saiba que o procedimento é totalmente seguro e livre de qualquer risco. Desde que você entre em sites de confiança, não há como errar.

Abaixo, nós falaremos como você pode fazer uma dessas simulações de maneira simples, rápida e descomplicada. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura!

O que você precisa saber inicialmente

O que você precisa saber em um primeiro momento é que praticamente toda simulação utiliza uma calculadora simples. Seja em uma planilha, site específico ou até mesmo em um aplicativo dedicado, os cálculos são praticamente os mesmos.

A única coisa que muda são os juros aplicados pela instituição que você está fazendo a simulação, os valores que você precisa e o prazo escolhido para pagamento — fora isso, as diferenças são inexistentes.

Note que todas essas variáveis partem da sua própria necessidade e não do banco ou instituição propriamente dita, com isso em mente saiba que uma simulação de um site confiável é praticamente a mesma.

Caso você queira exatidão total, é preciso informar que em muitos casos não há como definir essa precisão. Alguns bancos cobram taxas de serviço e alguns outros impostos que podem carecer ainda mas as operações.

Todavia, não se esqueça que é melhor ter uma estimativa do que nada — principalmente se você ainda está no período de consideração da contratação de uma linha de crédito.

Utilize a Calculadora Cidadão como parâmetro

A maioria das pessoas não sabem disto, mas o site do Banco Central do Brasil apresenta uma calculadora voltada para este tipo de cálculo. Seu nome é Calculadora Cidadão, e até onde sabemos, esta é uma das maneiras mais seguras e funcionais de conseguir fazer uma simulação de crédito online sem nenhum tipo de compromisso.

Para fazer esta simulação, basta seguir este passo a passo:

  • Entre no site da Calculadora Cidadão;
  • Insira o número de meses que você deseja pagar (pode ser uma estimativa);
  • Coloque a taxa de juros mensal aplicada pela instituição de sua escolha (esses números podem ser facilmente encontrados na internet;
  • E, por fim, coloque o valor que deve ser financiado (o valor que você deseja como empréstimo);
  • Clique em calcular.

Na mesma página, será apresentado o valor da prestação. Mude o número de meses de acordo com sua necessidade para ir modificando o valor da prestação. Não se esqueça que a cada mudança você deve clicar em calcular para receber os novos valores atualizados.

Como fazer diretamente no seu banco

Se você já possui um banco de escolha para fazer uma simulação, a recomendação inicial é que você utilize o aplicativo para smartphone próprio da instituição para fazer o procedimento.

A escolha do aplicativo acontece por dois motivos: o primeiro por conta da praticidade e segurança e a segunda por conta dos sites da maioria dos bancos, que atualmente não permitem uma simulação descomplicada (obviamente, existem exceções).

Para quem é cliente de algum banco e deseja a simulação pelo celular, siga este passo a passo simplificado:

  • Entre no aplicativo do seu banco;
  • Faça login;
  • Escolha a opção crédito ou empréstimo (varia de banco para banco, escolha sempre a opção crédito pessoal ou crédito consignado);
  • Informe os dados básicos, como valor do empréstimo e número de meses (nesta opção o cálculo dos juros já é feito automaticamente);
  • Veja os resultados.

Uma grande quantidade de bancos já permite a contratação de empréstimos financeiros através do próprio aplicativo, o que pode ser excelente para quem busca menos burocracia e agilidade na hora da contratação.

Contudo, certifique-se de todas as informações presentes no momento de fechar o negócio. Em caso de dúvidas, opte por utilizar um canal de atendimento (como o telefone) ou vá em uma agência com a simulação impressa em mãos para ter uma boa margem de negociação.

Esperamos que este conteúdo tenha sido de grande ajuda para você que busca fazer uma simulação de empréstimo online passo a passo. Esse material te ajudou? Comente logo abaixo e fale sobre sua experiência!

Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida. Agradeço a visita desde já!

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...