Alfabeto cursivo – atividades para imprimir alfabeto cursivo

Ao longo da vida, mudamos a nossa caligrafia, de modo que acompanhe nossa parte interna em evolução. Quando crianças, tendemos a ser mais desajeitados, exagerados e visíveis. Não que haja algum problema numa criança escrever letras grandes, nada disso. Tudo faz parte da construção de seu manejo com o lápis e as palavras que aprende. As atividades com o alfabeto cursivo proporcionam um caminho para que a criança construa sua própria identidade ao escrever. É algo único, visto que depende inteiramente de sua composição interna e externa. A forma com as letras estão apresentadas indica o crescimento do menor quanto à sua capacidade de expressão escrita.

Dessa forma, ajudá-lo a moldar o seu senso de escrita contribui para sua formação educacional. Quando fazemos isso de forma mais lúdica nos primeiros anos, fazemos com que tudo seja brincadeira. Ligar pontos, desenhar letras e descobrir novas formas alimenta a curiosidade da criança em permanecer numa crescente de descobertas. Atividades com o alfabeto cursivo ajudam as crianças a entenderem as formas das letras e a fazerem o uso correto delas. Por exemplo, a divisão entre letra maiúscula e minúscula dentro de uma atividade. Por conta da finalidade do alfabeto cursivo, os pequenos entendem a necessidade do uso de letras grandes para nomes, lugares e eventos.

Cabe ressaltar que tudo vai de acordo com o tempo da criança. Isso porque é comum os pequenos se frustrarem por não preencherem corretamente os espaços indicados à formação das letras. Nesse momento, cabe ressaltar que a realização é bem maior que a perfeição. Assim, eles entendem o que precisam fazer com base nas próprias limitações e assimilam o conceito de técnica e tempo. Para te ajudar nessa, trazemos 10 atividades para que trabalhe o alfabeto cursivo em sala ou até em casa. Ainda que simplista, é dinâmico e, claro, lúdico. Afinal, a diversão se torna aliada quando o assunto é educação. 

Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida. Agradeço a visita desde já!