Enem 2020 – inscrição para o Enem

ENEM

O ENEM é o segundo maior exame de acesso ao Ensino Superior do mundo, perde apenas para o exame realizado na China, chamado de Gaokao. O ENEM, atualmente, é realizado em dois dias. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação e tem como objetivo medir os conhecimentos e habilidades dos estudantes, estudados basicamente no ensino médio.

Pessoas que já não estão mais no ensino médio também podem realizar o ENEM 2020, tanto com intuito de entrar no ensino superior como para receber o certificado de conclusão do ensino médio.

As provas do Enem contêm 180 questões e são feitas em um determinado final de semana, geralmente no final de outubro ou começo novembro. No sábado a prova contém 90 questões de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).

Já no domingo a prova contém questões de linguagens, códigos e suas tecnologias (português, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e matemática e suas tecnologias.

Além dessas 180 questões, no domingo, os participantes precisam desenvolver uma redação sobre um tema que é pedido pelo exame. Essa redação tem correção diferenciada, sendo corrigida por duas pessoas diferentes e, se necessário, por uma terceira.

Quais os requisitos para fazer o Enem?

Não existem requisitos para prestar a prova do ENEM 2020. Qualquer pessoa alfabetizada, independente de renda, classe ou local que cursou o ensino médio pode fazer a prova, pois esse exame avalia o nível de conhecimento a respeito do ensino médio, mas também o conhecimento de mundo.

Além dos vestibulares que algumas universidades possuem, o Enem é a única forma de ser selecionado para cursar o ensino superior nas universidades, pois com a nota obtida nessa prova, quem a prestou se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificada), que é o sistema que seleciona pessoas para as universidades.

Além disso a nota do Enem também pode ser utilizada para conseguir bolsas integrais ou parciais em universidades particulares, tanto para pessoas que desejam ingressar na universidade, quanto para quem já está matriculado nelas.

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que funciona como um empréstimo para estudantes de baixa renda, com juros baixos e que só começam a pagar após estarem formados, também exige que os inscritos tenham prestado Enem. O Enem também possui um sistema de emitir certificados de conclusão de ensino médio a pessoas maiores de 18 anos que tirarem mais de 450 em cada área e mais de 500 na redação.

Vestibular – Fotos/Imagens

enem 2018

enem 2019

inscrição enem 2018

inep enem

inep enem 2018

enem pagina do participante

inscrição enem

Como fazer a inscrição?

Todos os anos as inscrições do ENEM 2020 são feitas através do site disponibilizado Inep (http://enem.inep.gov.br/),  onde o candidato precisa fornecer seus dados a respeito de escolaridade, renda, local que mora, entre outros.

Também é no site que os candidatos consultam o local da prova, data, horário e posteriormente a realização do exame, suas notas. O ENEM 2020 possui uma taxa de pagamento, mas pessoas de baixa renda podem pedir isenção. Também recebe isenção estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio.

Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida. Agradeço a visita desde já!

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...