Meningite – quais os sintomas de Meningite?

A meningite é uma doença que se manifesta por meio de inflamação nas membranas do cérebro, chamadas de meninges. Existem três tipos da enfermidade que podem ser causados por vírus, bactérias ou fungos. Enquanto o tipo viral não precisa, necessariamente, ser tratado e é controlado pelo próprio sistema imunológico do corpo, os outros devem receber tratamento médico especializado. Para saber quais são as principais causas, os sintomas comuns e como cada tipo da doença deve ser tratado, acompanhe esse post e confira!

Quais as Causas da meningite?

A meningite causada por vírus é o tipo mais brando da doença e é a que possui maior número de casos registrados. Os vírus causadores, normalmente, são transmitidos por meio de água, alimentos e objetos infectados. O tipo menos comum da enfermidade é o causado por fungos e o último tipo e também o mais grave deles é o gerado por bactérias. Normalmente, as bactérias entram em contato com a corrente sanguínea e por meio dela conseguem chegar até o cérebro e provocar a inflamação.

Existem quatro principais tipos de bactérias que causam meningite. São elas:

  • Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo, é a mais comum das bactérias infecciosas;
  • Neisseria meningitidis é a mais contagiosa de todas e ataca o sistema respiratório;
  • Haemophilus influenzae atacava especialmente crianças no Brasil e devido à existência de vacina própria, foi controlada;
  • Listeria monocytogenes não provoca sintomas aparentes nos pacientes que são, em geral, mulheres grávidas, idosos e recém-nascidos.

Quais os Sintomas da meningite?

Os sintomas mais comuns da meningite são:

  • Dificuldade de concentração e mente confusa;
  • Dor intensa de cabeça;
  • Febre alta que começa de forma repentina;
  • Diminuição do apetite;
  • Vômitos;
  • Convulsões;
  • Forte sensibilidade à luz do sol;
  • Manchas avermelhadas e rachaduras na superfície da pele.

Como alguns sintomas de meningite se assemelham a uma gripe forte, é indicado que as pessoas procurem orientação médica para um diagnóstico mais preciso e posterior início de tratamento. As medidas mais indicadas para prevenir o aparecimento da doença é redobrar a atenção com a higiene lavando constantemente as mãos, evitar o compartilhamento com outras pessoas de itens de higiene pessoal como escovas de dente e copos e cobrir a boca quando for tossir.

Qual o melhor Tratamento para meningite?

O diagnóstico, normalmente, é feito por meio de exames de imagens com o objetivo de procurar sinais de infecção pelo organismo do paciente e cultura de sangue para detectar se existe a presença de bactérias ou outros microrganismos causadores da doença. Como falamos, o próprio corpo elimina a meningite viral e o paciente deve seguir orientações de repouso e consumo de água e, em alguns casos, usar medicamentos para aliviar dores. Já os tratamentos dos tipos bacteriano e fúngico devem ser com medicamentos específicos como antibióticos intravenosos e remédios de cortisona e fungicidas, respectivamente. Pacientes que estejam com a doença devem seguir o tratamento adequado para evitar contagiar outras pessoas por meio de espirro, tosse, beijo e mesmo com a divisão de objetos pessoais. Logo após a conclusão do tratamento, as pessoas já podem voltar para o convívio normal porque não existe mais perigo de contaminação.

Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida. Agradeço a visita desde já!