Microcefalia – como eu posso tratar a Microcefalia?

A Microcefalia (link) corresponde a uma condição atípica que acomete crianças, durante a sua fase de desenvolvimento na barriga (link) da mãe. Ela se caracteriza pelo tamanho da cabeça e do cérebro da criança em proporções menores que as consideradas normais. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo esse post e descubra quais são os fatores que causam a microcefalia e se esta doença (link) apresenta algum tratamento (link).

Quais as Causas da Microcefalia?

Como falamos anteriormente, a microcefalia é uma condição que inviabiliza o desenvolvimento normal da cabeça e do cérebro de crianças que ainda estão em desenvolvimento no útero da mãe. Mas se você pensa que esta condição é causada apenas por fatores genéticos, está enganado. Existem outros fatores que também podem causar a microcefalia. São eles:

  • Consumo de drogas licitas e ilícitas durante a gravidez (link);
  • Complicações no parto ou durante a gravidez que promovam a redução do envio de oxigênio para o cérebro da criança;
  • Desnutrição durante o período gestacional;
  • Fenilcetonúria materna;
  • Infecção congênita causada por citomegalovírus;
  • Doenças (link) como rubéola congênita e toxoplasmose congênita durante a gravidez;
  • Malformação do sistema nervoso central da criança.

Além dos fatores descritos acima, também existem algumas doenças genéticas que podem promover o aparecimento da microcefalia, como é o caso da Sindrome de Down, Sindrome de Edwards, Sindrome Cri du chat, dentre outras. A microcefalia pode ser diagnosticada ainda nos primeiros exames que são feitos logo após o nascimento do bebê (link). No entanto, é possível que este problema apareça com alguns meses depois do nascimento. Por isso, caso você note alguma diferença no tamanho da cabeça do seu filho(a) em relação ao das outras crianças de mesma idade, não hesite em procurar um médico, para que ele faça uma avaliação e diga se há algo de errado com o desenvolvimento dele, ou ainda se o que ele apresenta se trata ou não de microcefalia.

Qual o melhor Tratamento para Microcefalia?

A microcefalia é uma condição que não possui cura e, portanto, não existe um tratamento que seja realizado especificamente para combater esse tipo de problema. Em contrapartida, existem alguns tratamentos (link) e cuidados que são realizados no sentido de melhorar a qualidade de vida de quem sofre com esse tipo de problema. Nesse caso, recomenda-se a realização de terapias para otimizar as habilidades cognitivas da criança, além de outros tratamentos como a fisioterapia, terapia ocupacional, dentre outros. Em todo caso, o mais indicado é que não tente fazer nada sem a orientação de um médico, para que o tratamento ou o cuidado adotado sejam realizados com o máximo de segurança para a criança, evitando assim que o seu problema não seja agravado, ou ainda que a qualidade de vida da criança não fique comprometida. Portanto, agora que você já sabe tudo sobre a microcefalia, não deixe de comentar abaixo e compartilhar conosco as suas principais dúvidas a respeito desse assunto!

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!