Sinusite – qual o melhor tratamento para sinusite?

A sinusite é um problema de saúde que se caracteriza pela inflamação da região da mucosa dos seios da face. Essa doença pode ser causada por uma infecção, algum quadro alérgico ou qualquer outro fator que venha atrapalhar a drenagem de secreção dos seios da face. Praticamente cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem com sinusite no período de um ano. E, apesar de muitas pessoas acharem que ela seja causada apenas por vírus, nada impede da sinusite apresentar causa bacteriana.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse artigo e descubra quais são as principais causas da sinusite, os seus sintomas mais característicos, bem como as principais formas de tratamento para essa doença, que afeta tanta gente no mundo inteiro.

Conheça alguns tipos de sinusite

A sinusite basicamente apresenta três tipos, que é a sinusite aguda (quando ela tem origem viral), sinusite crônica (quando é produzida por alguma bactéria) e sinusite alérgica (quando ela é causada por algum tipo de alergia). Em relação ao tempo de duração, a sinusite também pode ser classificada da seguinte forma:

  • Sinusite aguda: quando a doença tem a duração de mais de 4 semanas;
  • Sinusite subaguda: no caso de os sintomas durarem mais de 4 e 12 semanas;
  • Sinusite crônica: quando os sintomas durarem mais de 12 semanas;
  • Sinusite recorrente: quando a 4 ou mais episódios de sinusite durante um período de um ano.

Quais as causas da sinusite?

A sinusite é um problema que pode ser causada por agentes infecciosos, como as bactérias, fungos e vírus, bem como por fatores alérgicos como já foi afirmado acima. A ativação desta crise pode ser dada também por elementos externos, como poeira, choque térmico e alguns cheiros fortes, que são fatores listados como desencadeadores da rinopatia alérgica.

Outros fatores também podem desencadear o aparecimento da sinusite ao longo da vida de uma pessoa, como é o caso do desvio de septo nasal, trauma na face, reações alérgicas, infecções respiratórias, doenças ou até mesmo remédios que podem enfraquecer a imunidade, células do sistema imunológico, pólipos nasais, dentre outros.

Quais os sintomas da sinusite?

Os principais sintomas da sinusite, são:

  • Dor de ouvido;
  • Pressão ou dor facial;
  • Redução ou perda do olfato;
  • Dores no maxilar;
  • Tosse;
  • Garganta inflamada;
  • Mal hálito;
  • Fadiga ou irritabilidade;
  • Náusea.

Ao sentir qualquer um dos sintomas descritos acima, não hesite em procurar um médico, para que ele possa lhe dar um diagnóstico mais preciso sobre o seu estado de saúde.

Qual o melhor Tratamento para sinusite?

Apesar da sinusite ser um problema aparentemente sem cura, alguns tratamentos são realizados visando o controle dos seus sintomas, como é o caso da aplicação de solução salina, corticoides nasais e outros medicamentos. Seguindo o tratamento adequado, com certeza as chances de uma pessoa com sinusite viver uma vida tranquila e saudável, são grandes.

Portanto, se você sofre com esse tipo de problema, não deixe de procurar o quanto antes um otorrinolaringologista e faça uma avaliação, para garantir um diagnóstico precoce e assim começar o seu tratamento o mais rápido possível!

Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida. Agradeço a visita desde já!