Sisu – inscrições e mec Sisu

Quer saber o passo a passo completo para fazer as inscrições do Sisu 2019 e acompanhar os resultados? Nesse artigo vamos mostrar tudo sobre o procedimento, indicando o que deve ser feito e como fazer. Afinal de contas, o Sisu é o maior sistema de seleção de candidatos para cursos de nível superior do país. Através do programa, alunos de todos os Estados podem concorrer a uma vaga. Se você quer estudar em uma universidade pública, esse é o melhor caminho. Sem mais delongas, vamos ao passo a passo completo, tanto para fazer as inscrições quanto para acompanhar os resultados do Sisu 2019.

Passo a passo inscrições Sisu 2019

  1. O primeiro passo para garantir a sua participação é se certificar de ter realizado o Enem 2018.
  2. Verifique se a sua pontuação foi superior a zero na redação, pois essa é uma condição mínima para participar do Sisu.
  3. Para ver a sua nota no Enem 2018, basta acessar esse link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante e fazer login com os seus dados cadastrados no sistema.
  4. Acesse esse site para fazer a sua inscrição: http://sisu.mec.gov.br/. Dentro do site, verifique os seus dados pessoais cadastrados e atualize todos os campos. É importante que você informe os dados corretamente.
  5. Procure pelo menu “minha inscrição”. É dentro dessa página que você fará a escolha dos cursos que você deseja.
  6. Para começar, basta clicar no item “fazer inscrição na 1ª opção”, para ter acesso ao painel com todos os cursos e instituições disponíveis.
  7. Para efetivar as inscrições Sisu 2019, faça uma pesquisa pela vaga que você deseja. Você poderá escolher entre cursos e instituições de todo o país.
  8. Antes de selecionar a sua primeira opção de curso, lembre-se de verificar a quantidade de vagas, o turno do curso e outros detalhes informados na tela.
  9. Escolha o curso e clique em continuar, para poder escolher a sua segunda opção de curso.
  10. Agora está na hora de escolher a sua segunda opção de curso. O procedimento é o mesmo. Faça a pesquisa, encontre o curso desejado e clique em confirmar.
  11. Confirme a sua inscrição e pronto.

Inscrições Sisu 2019: informações importantes

Depois de seguir o passo a passo das inscrições Sisu 2019, você estará participando da seleção. A nota de corte é divulgada apenas a partir do segundo dia das inscrições. E não se preocupe, você poderá mudar as suas opções de curso quando desejar, dentro do período de inscrições.

Lembrando que você pode selecionar até duas opções de curso, podendo ser cursos distintos e até instituições distintas. Mas atenção, a sua primeira opção é a mais importante, pois não é possível escolher entre a primeira e a segunda caso seja aprovado nas duas.

Não deixe para fazer as inscrições do Sisu 2019 de última hora, pois o sistema pode apresentar congestionamento. Além disso, lembre-se de acompanhar de perto os resultados Sisu 2019, tanto a nota de corte quanto o resultado definitivo.

Passo a passo resultados Sisu 2019

Agora está na hora de conhecer o passo a passo para ver os resultados do Sisu 2019. Primeiro, você vai ver o resultado preliminar, que é a nota de corte. O resultado definitivo só fica disponível depois, no último dia, após o fechamento das inscrições.

Passo a passo nota de corte Sisu 2019

  1. Acesse o site http://sisu.mec.gov.br/, o mesmo em que você fez a sua inscrição.
  2. Os resultados do Sisu 2019 são liberados todos os dias, cinco vezes, de acordo com o Governo Federal.
  3. Confira no seu painel, na parte “minhas inscrições” as notas de corte para os cursos que você selecionou.
  4. Se a nota de corte for maior que a sua nota, você poderá trocar de curso e de instituição de ensino.
  5. Além da nota de corte, você conseguirá ver também a sua posição para as vagas escolhidas.
  6. A nota de corte muda a cada nova atualização.

Passo a passo resultado definitivo Sisu 2019

  1. Acesse o site http://sisu.mec.gov.br/
  2. Vá até o seu painel em “minhas inscrições”
  3. Confira se você foi selecionado.
  4. Se você foi selecionado em sua primeira opção, ela estará valendo, mesmo que você tenha conseguido na segunda opção.
  5. Confira as informações sobre a matrícula.

Esse é o passo a passo completo para fazer as inscrições do Sisu 2019 e acompanhar os resultados. Caso tenha alguma dúvida, você poderá acessar o site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) http://www.inep.gov.br/.

Faça a sua inscrição, acompanhe os resultados e boas sorte!

Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida. Agradeço a visita desde já!

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...