SPC – como consultar o nome sujo no SPC?

Quando estamos com algum tipo de pendência financeira em nosso nome, é comum que nós fiquemos com o nome sujo no Serasa, que é uma empresa de proteção ao crédito que possui um banco de dados que indica quem possui dívidas vencidas que não foram pagas. E isso poderá fazer com que nós tenhamos o crédito negado enquanto o nome estiver na lista dessa empresa. Se você não sabe se o seu nome está sujo saber como consultar CPF no Serasa é fundamental para que você possa tirar essa dúvida. Nesse artigo eu irei falar tudo o que você precisa fazer para ter sucesso na sua busca de como consultar CPF no Serasa, continue conosco e confira!

Serasa consumidor

O Serasa é um site especializado do Serasa, empresa brasileira responsável por analisar informações para decisões de créditos e negócios. Nele é possível consultar o CPF e fazer acordos com quaisquer que sejam as empresas credoras, e o que é melhor, de forma rápida e pratica. Disponível também em aplicativo para smartphones, android e também o iOS o Serasa veio para ajudar todos aqueles que tem algum tipo de dúvida em seu CPF, não necessitando de ir pessoalmente em uma agência como tinha que ser feito antigamente, encontrando todas as informações necessárias na palma de sua mão. Se você deseja saber como consultar CPF no Serasa sem passar por nenhum problema, confira o passo a passo que separamos a seguir.

Passo a passo

  1. Acesse a página oficial do Serasa (https://www.serasaconsumidor.com.br/) e clique no botão “cadastrar” localizado no canto superior direito da tela.
  2. Digite o número do CPF e preencha todos os dados que se pedem como nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe, e-mail, telefone para contato e uma nova senha que deverá conter no mínimo 8 caracteres entre números e letras minúsculas e maiúsculas.
  3. Após confirmar todos os dados pessoais solicitados você deverá clicar em cadastrar e será redirecionado a uma nova tela com dois espaços disponíveis para verificação. Você deverá escolher entre receber o código de confirmação via e-mail ou SMS no celular e confirmar a sua opção.
  4. A depender da forma escolhida digite o código recebido e clique em confirmar código.
  5. Pronto você já está cadastrado e poderá verificar todas as informações do seu CPF online, e caso esteja com alguma pendência com qualquer que seja a empresa você poderá verificar as informações necessárias e regularizar a situação utilizando o próprio site.

É de graça?

Sim, o melhor de tudo é que o site oferece todos esses serviços de forma totalmente gratuita, não sendo necessário fazer o pagamento de nenhuma taxa. A criação do Serasa foi justamente para ajudar as pessoas que desejam saber se possuem ou não restrições em seu nome de forma gratuita e menos burocrática, não sendo mais necessário ir até uma agência para fazer esse tipo de serviço, embora essa opção ainda exista.

O que é score?

Score é uma ferramenta utilizada pelo Serasa que tem como objetivo analisar o processo de concessão de crédito e realização de negócio por meio de uma pontuação que vai de 0 a 1000 por cada consumidor. De grosso modo o Serasa utiliza-se do score para avaliar qual a probabilidade de uma pessoa pagar a sua dívida em dia dentro do prazo de um ano. O score serve para que o Serasa possa conhecer melhor o perfil de cada cliente, diminuindo a taxa de inadimplência. A pontuação é realizada de acordo com suas compras e a forma de pagamento, assim quanto mais você comprar e pagar em dia, maior vai ficando a pontuação, e consequentemente maior será sua avaliação pela empresa. O score também irá dizer como está a sua pontuação de acordo com outras pessoas da sua idade, assim você poderá saber melhor se está bem avaliado ou muito abaixo da média de pessoas que estão na sua faixa etária.

Qual a diferença de Serasa e SPC?

É comum que algumas pessoas fiquem com dúvidas entre o Serasa e o SPC, que são duas empresas de proteção ao crédito, e embora elas sejam muito semelhantes há uma diferença entre elas em relação ao sem banco de dados. O banco de dados do SPC é financiado pelas Câmeras dos Dirigentes Lojistas e seus dados são obtidos através de empresas credenciadas.  Já o Serasa é uma sociedade anônima que foi desenvolvida pela parceria entre associações bancárias.

Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida. Agradeço a visita desde já!