SPC – como consultar seu CPF no SPC (dicas passo a passo)

Possuir o nome sem restrições é fundamental para que possamos conseguir crédito para realizar compras, ter cartão de crédito, fazer financiamentos e várias outras transações. No entanto, pode acontecer de em algum momento a situação sair do controle e as dívidas aparecerem.

O que poderá fazer com que o nome fique sujo no SPC podendo causar várias restrições na hora de fazer nossas transações, por isso se você também não sabe se o seu nome está sujo a seguir eu irei ensinar como consultar CPF no SPC grátis.

Continue conosco e tire todas as suas dúvidas a seguir para que você possa saber se possui ou não algum tipo de inadimplência no seu nome para não passar vergonha ao tentar fazer uma transação e estar negativado.

O que é o SPC?

O SPC é a sigla que designa Serviço de Proteção ao Crédito que consiste em uma empresa cujo objetivo é atualizar os dados dos indivíduos que estão com dívidas atrasadas em seu nome.

O SPC é fundamental para que os comércios possam saber melhores informações sobre o indivíduo que deseja efetuar uma compra e saber se vale a pena ou não tê-lo como cliente, por isso se o seu nome estiver sujo no SPC as chances de conseguir um crédito irão diminuir.

Esta empresa é financiada por câmeras de dirigentes lojistas e o seu banco de dados é conforme os dados das empresas credenciadas.

Como consultar o nome?

Para que você possa saber se o seu nome está ou não sujo você deverá fazer uma consulta no site do SPC assim poderá saber qual é a sua reputação conforme as empresas que você comprou nos últimos anos.

No entanto nem sempre as pessoas sabem que possuem inadimplência no nome por isso sempre que quiser saber suas informações você poderá acessar os dados facilmente através da internet e tirar suas dúvidas.

Confira abaixo o passo a passo de como consultar CPF no SPC grátis.

  1. O primeiro passo para você que está em busca de como consultar CPF no SPC grátis é acessar o site do Consumidor Positivo através do seguinte link https://www.consumidorpositivo.com.br
  2. Clique em entrar e cadastrar.
  3. Em seguida é necessário que você faça um cadastro no site, preenchendo seu e-mail, nome, CPF, celular e data de nascimento. Você também irá criar uma senha que usará sempre que for fazer a consulta do seu nome.
  4. Após fazer o seu cadastro e o login no site você irá acessar uma página onde deverá olhar a situação do seu nome através do número do seu CPF.
  5. Se houver alguma inadimplência no seu CPF nos dados do SPC elas irão aparecer na tela do seu computador para que você possa saber melhor quais são as pendências.

Outra forma de como consultar CPF no SPC grátis é através do aplicativo Guia Bolso, que poderá ser baixado em qualquer smartphone.

Como limpar o nome no SPC?

Se após realizar a sua consulta você notou que o seu nome está com restrições no SPC, você poderá reverter esta situação sendo que existem três formas de limpar o seu nome, que são:

Pagando a dívida

A forma mais fácil de conseguir limpar o nome no SPC e realizando o pagamento da dívida sendo que o nome irá ser excluído do site em até 5 dias úteis após efetuado o pagamento.

Mesmo quem optar por fazer um acordo e pagar a dívida parcelada ainda terá direito a ter o nome excluído do SPC sendo formada uma nova dívida com novos prazos. Caso a pessoa atrase estes novos prazos seu nome poderá voltar ao SPC.

Briga judicial

Se você foi vítima de uma fraude e foram feitas dívidas no seu nome sem que você soubesse, você poderá entrar na justiça para discutir a dívida. Neste caso será feito todo o processo judicial para comprovar a fraude e após a comprovação o seu nome será retirado do SPC.

Quando é feito o pagamento da dívida e o nome não é retirado do SPC no devido prazo também poderá haver briga judicial.

Após 5 anos

Outra forma de excluir o seu nome do SPC é esperando 5 anos, pois conforme o Código de Defesa do Consumidor a pessoa devedora só poderá ficar neste órgão por até 5 anos e se após este prazo o pagamento da dívida não for efetuado o nome deverá ser excluído do banco de dados imediatamente.

Saber como consultar CPF no SPC grátis é fundamental para que você possa quitar todas as pendências do seu nome e não ter crédito negado ao realizar uma compra.

Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida. Agradeço a visita desde já!

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...