Tuberculose – quais os tratamentos para tuberculose?

Está com tosse por mais de 15 dias e não passa? Cuidado, você pode estar com tuberculose e não sabe. Entenda o que é tuberculose, os sintomas da doença e o tratamento lendo o artigo.

Quais os Sintomas da Tuberculose?

Tuberculose, para quem não sabe é uma doença que pode afetar outros órgãos do corpo humano, e não apenas os pulmões. A tuberculose necessita de cuidados, pois é uma doença infecciosa que pode levar a pessoa ao óbito. Geralmente ela ataca os pulmões, mas pode se manifestar no coração, rins, meninges, ossos, entre outros. os sintomas da tuberculose, mais comuns são:

  • Falta de apetite;
  • Suores noturnos;
  • A pessoa fica rouca;
  • Fraqueza;
  • Cansaço em excesso;
  • Emagrecimento em demasia;
  • Febril à tardinha;
  • Pele pálida.

No início o indivíduo apresenta uma tosse seca e contínua, depois surge uma secreção e permanece por mais de 30 dias e vai progredindo até secretar pus ou sangue. Também tem os casos mais graves de tuberculose que apresentam sintomas mais acentuados, como:

  • Colapso nos pulmões;
  • Dificuldade grande para respirar;
  • Eliminação de sangue em grande quantidade;
  • Acúmulo de pus na pleura com dor forte no tórax.

Quais as Causas da Tuberculose?

A Tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Bacilo de Koch (BK), porém outros tipos de bactérias também podem ocasionar a tuberculose, como Mycobacterium africanum, bovis e microti. A transmissão da doença ocorre de pessoa para pessoa, o fator que mais ocorre transmissão da doença é em grandes concentrações de pessoas, pois o indivíduo contaminado, ao falar secreta pequenas partículas, gotículas que contém a doença, ou seja o agente infeccioso da tuberculose e vai sendo aspirado por outras pessoas que estão por perto.

Pessoas com as defesas baixa, pessoas que fumam, que se alimentam mal também são mais propensas a contrair a tuberculose. Para evitar contrair a doença é fundamental estar bem alimentado, lavar as mãos antes das refeições, o uso do álcool gel também previne a contaminação pelas mãos, indivíduos que fumam e bebem muito também são predispostos a contrair tuberculose.

Tratamento para TuberculoseQual o melhor Tratamentos para Tuberculose?

O tratamento da tuberculose se dá por intermédio do uso de antibióticos e é 100% eficaz, a pessoa pode ser curada da doença. Porém o tratamento não pode ser abandonado no meio, ou seja, é preciso seguir até o final, sem interrupções, uma vez que a cura da doença ocorre em 6 meses. Na maioria das vezes o paciente infectado não recebe as orientações devidas e acaba parando com o tratamento, quando se sente melhor. Para que isso não ocorra é preciso ter acompanhamento médico do início ao fim do tratamento para garantir que a pessoa vai fazer da forma correta.

Quanto ao medicamento que deve ser usado, apenas o médico pode receitar mediante diagnóstico da doença. É importante seguir as recomendações médicas e nunca, mas nunca se automedicar, nem abandonar o tratamento, ou a doença poderá voltar e você ser um grande transmissor, levando para outras pessoas, até mesmo da própria família.

Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida. Agradeço a visita desde já!