Unicesumar – como ganhar bolsa de estudo Unicesumar?

Fundado em 190, o Centro Universitário de Maringá (Unicesumar (link)) começou de forma humilde. Com apenas dois cursos (link) em sua grade curricular, a Unicesumar trabalhou arduamente para ser conhecida como um dos melhores centros universitários à distância. Ano passado, chegou a registrar a marca de 120.000 alunos (link) matriculados em seus cursos, sendo quase 80% desse número apenas pelo EAD (link). O centro possui quatro campis presenciais, sendo o mais impressionante da região de Maringá. Este conta com 100 mil metros quadrados, dando estrutura e possibilitando os alunos terem uma experiência diferenciada no aprendizado. Por conta dos seus esforços, a Unicesumar foi certificada como a melhor entidade universitária no sul do país.

Vantagens

Aos alunos receosos com o ensino à distância, saiba que a Unicesumar apresenta vantagens quanto à modalidade:

  • Comunicação: se você for um tímido de carteirinha, a Unicesumar te dá o conforto necessário às aulas (link). Embora nem todas sejam por videoconferência, a instituição integra o aluno (link) em dinâmicas de grupo, permitindo que conheça seus colegas e professores em um ambiente igualitário;
  • Materiais didáticos: os estudantes (link) recebem constantemente um material novo e de alta qualidade quanto às disciplinas;
  • Professores presentes: o aluno tem contato constante com o seu tutor. A Unicesumar trabalha para que os professores mantenham uma relação mais próxima dos alunos, esclarecendo suas dúvidas ou dando e recebendo feedbacks quanto às aulas;
  • Diploma: essa é uma dúvida comum em alguns estudantes. Eles temem que, pela modalidade do ensino, o certificado não tenha o mesmo peso que o ensino presencial. Na Unicesumar, o curso (link) EAD tem a mesma qualidade e certificação do presencial;
  • Economia: no curso EAD, você estuda quando e onde quiser e puder. Além dos eventuais encontros para realizar as provas, não há a necessidade religiosa de ir à instituição nos dias úteis da semana. Você economiza com condução e alimentação;

Cursos

Visando atender a grande procura por educação de qualidade, a Unicesumar abrange cursos em todas as áreas disponíveis. Seja na modalidade presencial ou à distância, dificilmente os alunos não encontrarão o que buscam na instituição. Com o selo de reconhecimento do MEC (link), sua grade educacional conta com mais de 60 cursos presenciais e mais 40 à distância, cobertos pelas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Os cursos de bacharelado moldam o futuro profissional para as demandas exigidas pelo curso que escolheu. Ou seja, com apenas uma profissão, ele poderá sanar as necessidades de várias áreas. A licenciatura tem um ensino mais específico, voltada para a formação de futuros professores. Já os cursos tecnólogos possuem uma metodologia mais concentrada e duram menos empo, pois visam o ingresso do aluno para funções específicas no mercado de trabalho (link).

Inscrições

Os alunos têm quatro formas tradicionais de ingressar na Unicesumar: o vestibular (link), o vestibular agendado, transferência ou por diploma.

  • Vestibular: com exceção do curso de Medicina, que tem uma forma de acesso diferente, o vestibular tradicional só vale para cursos presenciais. A inscrição (link) pode ser feita através do site https://www.unicesumar.edu.br/home/, onde você preencherá um formulário básico com dados pessoais e a escolha do curso, além do local de prova.

Se você mora nas cidades de Curitiba, Maringá, Londrina ou Ponta Grossa, poderá ir diretamente nas instituições realizar a inscrição. Independente da escolha, após o término da inscrição, você receberá o boleto (link) com a taxa de inscrição para ser pago. Também receberá um documento contendo um número e senha para acessar o site como candidato escrito, podendo alterar o curso enquanto as inscrições estiverem ativas.

  • Vestibular agendado: esse modo vale para os cursos presenciais e à distância como exceção de Medicina. A vantagem é que você realiza a prova em casa, com data e hora de sua escolha, e fica sabendo do resultado assim que ela acaba. Caso aprovado, basta comparecer ao polo de apoio onde o curso é sediado para efetivar a inscrição.
  • Transferência: alunos de outras faculdades (link) podem transferir o seu curso para a Unicesumar, sem a necessidade de vestibular. Caso já tenha cursado algumas matérias, não há necessidade de repeti-las na nova instituição.
  • Enem: o aluno pode se beneficiar da prova do Enem, caso tenha obtido um bom resultado. No formulário de inscrição, utilize o botão “Usar nota do Enem” e confirme. Embora seja passível de disponibilidade de vagas, você tem grandes chances de ingressar no centro universitário.

Resultados

A Unicesumar se encarrega de divulgar os resultados poucos dias após a realização das provas. Para o aluno obter essa e outras informações, basta acessar o https://www.unicesumar.edu.br/mobile/vestibular-2018/resultado/ ou ligar diretamente para o 0800 604 4422.

Referências

  • https://www.unicesumar.edu.br/mobile/vestibular-2018/resultado/

Importante

  1. Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações ao longo do tempo, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida.
  2. As imagens e fotos aqui contidas são meramente ilustrativas, e os direitos das mesmas são reservados ao seus respectivos autores.
  3. Esperamos que o conteúdo tenha sido de bom agrado e agradecemos a visita desde já, um grande abraço!