Zika vírus – como tratar Zika vírus com remédios?

Apresentando o mesmo agente transmissor da dengue e febre chikungunya, o Zika vírus é uma doença que vem afetando milhares de pessoas no mundo inteiro. Se você deseja saber mais a respeito dessa doença, o que causa, quais os sintomas e o tratamento mais adequado para o Zika vírus, então continue lendo esse post e descubra tudo o que precisa saber sobre essa doença.

O que causa o Zika vírus?

A principal forma de contagio do Zika vírus, é pela picada do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, que ao se alimentar de sangue contaminado pelo vírus, transporta esse vírus por toda a sua vida, infectando novos hospedeiros e disseminando essa doença na sociedade.

Outras formas de transmissão do vírus são durante a gestação, onde a mãe infectada pelo Zika vírus pode passar a doença para o feto, o que pode, inclusive, causar outros problemas graves na criança, como a microcefalia por exemplo, e também através da relação sexual, onde a pessoa infectada pelo vírus pode transmitir a doença para os seus parceiros sexuais, ainda que a pessoa infectada pelo Zika vírus, não esteja apresentando sintomas aparentes da doença.

Quais os sintomas do Zika vírus?

Os sintomas do Zika vírus são semelhantes aos da dengue. Por esse motivo é que muitas pessoas acabam confundindo essas duas doenças. Mas no geral, uma pessoa com zika vírus pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Dores nas articulações, especialmente nas articulações das mãos e dos pés;
  • Inchaço;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Dor nos olhos;
  • Conjuntivite;
  • Erupções na pele, acompanhadas de coceira.

Além dos sintomas descritos acima, também é possível haver a presença de diarreia, dor abdominal, constipação e ulceras na mucosa oral. Se você sentir algum dos sintomas descritos acima, por mais de 2 dias, não perca tempo e procure um médico o quanto antes, até mesmo para obter um diagnóstico mais preciso e saber se o que você tem é ou não Zika vírus.

Qual o melhor tratamento para Zika vírus?

Basicamente, não existe um tratamento que seja especifico para a doença, mas existe algumas ações que devem ser realizada para amenizar os sintomas provocados pelo Zika vírus. Para evitar o contagio de mais pessoas dentro de uma mesma área, recomenda-se o uso de repelentes ou mosqueteiros. Além disso, o uso de analgésicos também é recomendado para o alivio da dor. Medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios não são recomendados para quem está com Zica vírus e, portanto, devem ser evitados.

Outros cuidados importantes que o paciente com essa doença deve tomar é consumir bastante liquido, para evitar quadros de desidratação, e ficar em repouso absoluto. Geralmente os sintomas do Zica vírus tendem a desaparecer entre 4 e 7 dias. Mas caso isso não aconteça, procure um médico e veja o que pode estar acontecendo com a sua saúde. Portanto, estas são as principais informações sobre o Zica vírus. Agora é só tomar os devidos cuidados para evitar o contagio dessa doença.

Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida. Agradeço a visita desde já!